Cidades

Cidades

No Brasil, florestas perdem 60 mil km² em dois anos aponta IBGE

Pesquisa indicou que vegetação campestre alagada, como Pantanal, diminiu 5,9%

Redação

26/09/2015 - 07h17
Notícia sem imagem

O IBGE (Instiuto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou dados que indicam que o Brasil perdeu 60 mil km² de florestas em um período de dois anos. A pesquisa é referente ao período de 2010 e 2012. No primeiro ano de referência, o país tinha 3,26 milhões de km², passados dois anos, a vegetação florestal caiu para 3,2 milhões de km².

O desmatamento foi causado por conta, principalmente, da expansão agrícola, responsável por 68%. A ampliação da pastagem respondeu por 28% e a silvicultura (exploração comercial da madeira), com 4%.

Ainda de acordo com o estudo Mudanças na Cobertura e Uso da Terra, áreas de vegetação campestre alagada, como a que existe no Pantanal, município de Corumbá, houve redução em 5.9%.

Áreas artificiais, como partes urbanas, teve um crescimento de 2,5%. Áreas agrícolas também cresceram, na proporção de 8,6% e as pastagens plantadas avançaram 11,1%. A silvicultura teve aumento de 4,6%. Todos esses números são referentes aos anos de 2010 e 2012.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).