Cidades

Lama Asfáltica

Trabalho da Força-tarefa do MPE entra na reta final e ouve ex-governador Puccinelli

Oitivas do ex-governador e dos empresários João Baird e João Amorim, foram deixadas para o fim da investigação

Redação

30/09/2015 - 18h29

A força tarefa montada pelo Ministério Público Estadual para investigar desvio de recursos na Operação Lama Asfáltica entrou em sua reta final e por isso durante esta quarta-feira (30) ouviu depoimentos do ex-governador André Puccinelli (PMDB), do empresário dono da Proteco Construções Ltda, João Alberto Krampe Amorim dos Santos, e do também empresário João Baird, que proprietário da Itel Informática.

Os três são considerados como peças chave na investigação, que deu início após a Polícia Federal deflagrar o cumprimento de 19 mandados de busca e apreensão em 9 de julho deste ano.

Segundo apurado, o ex-secretário de obras, Edson Giroto, também teria prestado depoimento durante esta quarta-feira (30).

Puccinelli foi à sede do Ministério Público Estadual, no Parque dos Poderes, em Campo Grande, pela manhã e sozinho. João Amorim acabou acompanhado de dois advogados e saiu do prédio por volta das 11h30. João Baird esteve no local no começo da tarde e terminou sua oitiva às 15h30.

Os depoimentos deles são considerados fundamentais para concluir o inquérito, que foi montado em 3 de agosto. Os promotores que compõem esse grupo são Cristiane Mourão Leal dos Santos, Fábio Ianni Goldfinger, Thalys Franklyn de Souza, Tiago Di Giulio Freire, Alexandre Capiberibe Saldanha, Henrique Franco Cândia, Fernando Martins Zaupa e Gevair Ferreira Lima Júnior.

Quem comanda os trabalhos é Thalys Franklyn de Souza, que seria o promotor designado para ouvir o ex-governador e os empresários. As investigações correm em segredo de justiça. O resultado final desse inquérito será encaminhado para a Justiça Estadual.

A Lama Asfáltica também tem uma frente sendo conduzida no Ministério Público Federal.

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

JUDICIÁRIO

Fábio Possik Salamene toma posse como desembargador do TJMS

Promovido por merecimento, magistrado tem 27 anos de carreira e assume a vaga deixada pela aposentadoria de Lúcio Raimundo da Silveira

05/11/2026 17h18

Fábio Possik Salamene tomou posse administrativa como desembargador do TJMS nesta quinta-feira (5)

Fábio Possik Salamene tomou posse administrativa como desembargador do TJMS nesta quinta-feira (5) Divulgação/TJMS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).