Cidades

Alto risco

Entulhos em terrenos criam surto de escorpiões em Três Lagoas

Somente neste ano, já foram mais de 100 chamados e 40 pessoas foram picadas

Redação

19/11/2015 - 15h15

Um surto de escorpiões em Três Lagoas fez com que a Secretaria de Saúde da cidade realizasse um curso para os agentes de saúde do município. A especialização dos profissionais foi feita para que os agentes possam orientar melhor a população na limpeza de quintais.

De acordo com o coordenador de endemias no município, Fernando Garcia, a única maneira de prevenção é manter os quintais livres de entulhos. “Não se trata de matagais, eles não gostam disso, mas sim de entulhos”, ressalta.

O coordenador detalhou que neste ano mais de 100 pessoas recorreram ao centro de endemias solicitando informações relacionadas ao encontro de escorpiões em residências. Desse número, 40 pessoas foram picadas e quatro delas pela espécie Tityus serrulatos​, considerada como de risco médico.

Entretanto, Fernando Garcia ressalta que mesmo a espécie não venenosa, conhecida como Bothriurus, pode matar uma pessoa alérgica ou uma criança pequena. 

“O surto de escorpiões não é um problema isolado, se trata de Brasil. Um último levantamento, de 2012, aponta que 53% dos problemas com peçonhentos no país é com escorpiões e as crianças são as maiores vítimas dentro de casa. O problema é a higiene dos quintais”, comenta.

Outro ponto mencionado por Garcia é que existe uma espécie de aranha bastante semelhante a estrutura de um escorpião, conhecida como escorpião vinagre, que ajuda a controlar a população desses animais peçonhentos. “Esse é um ótimo animal, ele não é agressivo e é predador da espécie Tityus serrulatos, portanto se encontrá-lo é importante soltá-lo porque se trata de um guardião”, disse. 

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).