Ano Santo da Misericórdia será lançado oficialmente pela Arquidiocese de Campo Grande, às 9h do próximo dia 13, na Catedral Nossa Senhora da Abadia e Paróquia Santo Antônio, em missa presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Dimas Lara Barbosa.
O Jubileu extraordinário começou ontem (8), quando foi comemorado o dia da Imaculada Conceição. Em Roma, Papa Francisco abriu a Porta Santa que marca a abertura do Ano Jubilar.
A cerimônia na Capital se repetirá no dia 17 de dezembro, às 19h, no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e no dia 20, às 10h, no Santuário de Adoração Perpétua, anexo a Paróquia São Sebastião.
A Porta Santa só é aberta durante um Ano Santo. Simboliza um caminho extraordinário para a salvação. Em Roma, O Papa abriu a Porta Santa da Catedral de Roma - Basílica de São João de Latrão.
Na cerimônia, o Papa toca a porta com um martelo três vezes enquanto diz: "Aperite mihi leva justitiae, ingressus in eas confitebor Domino" que significa "Abram-me as portas da justiça; entrando por elas confessarei ao Senhor". Depois de aberta, entoa-se o Te Deum e o Papa atravessa esta porta com os seus colaboradores.
Para bem viver o Ano da Misericórdia e obter misericórdia, fiéis são chamados a peregrinar rumo à Porta Santa, aberta na Catedral e nos Santuários com sinal do profundo desejo de verdadeira conversão.
O encerramento do Ano Santo na Diocese de Roma será no dia 20 de novembro de 2016, Solenidade de Cristo Rei do Universo.