Cidades

Sinesp

Pelo celular ou computador, população consegue identificar veículo furtado

Aplicativo foi responsável pela recuperação de 168 mil veículos em 2 anos no país

Redação

27/12/2015 - 17h18

O aplicativo do Ministério da Justiça, Sinesp Cidadão, auxiliou a recuperar 168 mil veículos furtados ou roubados no país, nos últimos dois anos. O dado foi divulgado pelo governo federal.

O sistema, que pode ser acessado pelo computador, tablet e celular, informa situação de placas de carros, motos e caminhões. A partir da informação, a população pode entrar em contato com a polícia e informar a localização. Desde 2013 já foram feitas mais de 390 milhões de consultas.

O MJ não divulgou como foram os resultados por Estado.

O Sinesp Cidadão também consulta se há mandado de justiça expedido para uma pessoa. A partir de informações transmitidas pelo aplicativo, 25 mil mandados de prisão contra foragidos foram cumpridos.

"Em inúmeros casos pelo país afora, a polícia foi chamada por usuários do Sinesp Cidadão e descobriu que aquele automóvel seria usado por assaltantes, conseguindo prendê-los antes que cometessem novos crimes", explicou a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, via assessoria de imprensa.

PEDIDO DE AJUDA

O sistema e mesmo as autoridades orientam que as pessoas em geral devem usar o aplicativo apenas para consulta e comunicação à polícia. "Quando o usuário verifica algo irregular sobre alguma pessoa ou um veículo, basta acionar profissionais de segurança pública para checar e apurar a suspeita", recomendou Miki.

O programa pode ser instalado em celulares e tablets a partir de site de downloads. No computador, é possível obter o acesso clicando neste link.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).