Cidades

EDUCAÇÃO

Governo cria cadastro nacional de alunos superdotados

Iniciativa busca fomentar políticas públicas para grupo dotado de altas habilidades

Redação

30/12/2015 - 15h45

O governo federal criou um cadastro nacional "de alunos com altas habilidades ou superdotação", matriculados na educação básica e superior de todo o país.

A iniciativa está prevista em lei sancionada nesta quarta-feira (30) pela presidente Dilma Rousseff. O texto prevê que União, Estados e municípios definam procedimentos para "identificação, cadastramento e atendimento" desse público.

O objetivo é "fomentar" políticas públicas para estudantes superdotados. A lei prevê que um regulamento adicional defina "políticas de desenvolvimento das potencialidades do alunado". O texto foi sugerido em projeto de lei do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).

Hoje, o levantamento de estudantes com superdotação é feito anualmente, em censo coletado pelo Inep, órgão do Ministério da Educação. A informação é repassada por escolas e instituições de ensino superior, mas entidades apontam carência de profissionais para identificar esses alunos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 5% da população de um país tem altas habilidades ou superdotação. No censo da educação básica, estão registrados 13.308 alunos com esse perfil -de um total de 49,7 milhões. No ensino superior, são 1.087 alunos, num universo de 7,3 milhões.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).