Quase duas semanas depois de um filhote de onça-pintada ter sido atropelado em Campo Grande, outro animal, que pode ser a mãe do filhote, foi visto por caseiro de chácara localizada no bairro José Abrão, na saída da Capital para Rochedo. A informação mobilizou moradores da região e a imprensa, mas até agora equipes da Polícia Militar Ambiental (PMA) não iniciaram as buscas.
O caseiro da chácara, que pertence ao Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino de MS (Sintrae), Caetano Amorim, foi quem viu a onça na noite de ontem (25).
Ele vive há seis meses na chácara e mora com a mulher e cinco filhas. O caseiro disse ao Portal Correio do Estado que uma das filhas viu a onça na noite de ontem, enquanto eles andavam pela chácara. "Só deu tempo de colocar minhas filhas no trator e voltar para a sede da chácara".
O caseiro afirma que acionou a diretoria do sindicato ontem e que a PMA foi chamada, mas até agora não chegou.
Várias marcas feitas pelo animal estão em árvores da chácara e pelos de 10 centímetros de comprimento ficaram presos em uma das cercas. Tudo indica que seja uma onça-pintada adulta.
Morador de chácara ao lado, Ademir Francisco Pinheiro, de 30 anos, conta que ouviu barulhos semelhantes a rugidos da onça na noite de ontem, mas não viu o animal.
OUTRA ONÇA
Os vizinhos acreditam que a onça seja mãe do filhote atropelado no último dia 14 deste mês, na mesma região.
A onça, que tem aproximadamente cinco meses, estava com vários ferimentos e com dificuldade de locomoção em razão do atropelamento.
Ela foi encaminhada ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), onde está recebendo tratamento veterinário.