Cidades

NACIONAL

Pais aprovam projeto de tecnologia de incentivo à formação escolar

Pais aprovam projeto de tecnologia de incentivo <br> à formação escolar

Redação

08/02/2016 - 13h00
Notícia sem imagem

Via celular, pais de estudantes do ensino fundamental receberam uma mensagem sugerindo que visitem uma livraria ou biblioteca com os filhos para criar o hábito da leitura. Na semana seguinte, outra mensagem alertou os pais sobre a importância de trabalhar em equipe e sugeriu atividades conjuntas em família para desenvolver nos filhos esta habilidade.

As duas mensagens foram enviadas por meio do projeto EduqMais (estimula a participação das famílias na formação escolar de seus filhos, por meio de mensagens de celular (SMS)),  que busca aproximar os pais da vida escolar dos estudantes com o obetivo de trazer efeitos positivos para a aprendizagem. Durante oito semanas o projeto, implementado pela Fundação Lemann em parceria com a Mgov, (uma empresa de consultoria especializada em gestão de políticas públicas e impacto social )  enviou sugestões simples aos pais que se interessam em se envolver no aprendizado dos filhos, mas não sabiam por onde começar.

O projeto-piloto do EduqMais foi aplicado em 2015 com 2 mil pais de alunos do 6° e 7° ano do ensino fundamental de 47 escolas públicas em Fortaleza, São Paulo e no Rio de Janeiro. As mensagem abordaram questões relacionadas ao interesse pelo estudo, sobre a curiosidade e a imaginação do adolescente, sua capacidade de dar opiniões sobre acontecimentos do país e do mundo e organização financeira. Ao final do projeto, a avaliação dos participantes foi que os pais se engajaram mais na vida escolar dos filhos.

Pai de uma estudante do 6° ano do ensino fundamental, o servidor público federal que mora em São Paulo (SP), Fernando Pereira Rodrigues, participou do projeto e avalia que as atividades sugeridas foram positivas para aproximá-lo mais da filha e para trazer novas descobertas para a estudante.

“Acho que ajudou bastante porque sugere temas para uma conversa com o aluno e abre os olhos da gente para este caminho. Uma sugestão foi assistir jornal para se inteirar das notícias. Minha filha não tinha muita noção de notícias e depois do encaminhamento ela passou a prestar mais atenção. Também procurou ler mais”, conta Fernando Pereira.

Ele disse que atualmente os pais não tem tempo para participar das atividades escolares dos filhos e poucos comparecem às reuniões na escola. Iniciativas para incentivar maior participação são vista como positivas pelo servidor público.

Após a experiência com o projeto-piloto em 2015, a Fundação Lemann e a MGov negociam com fundações e secretarias de educação para dar continuidade ao EduqMais e implementar em mais escolas públicas do país.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).