Entre os resultados da auditoria promovida pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande (Agereg), está a recomendação da redução de até 30% repasse mensal à concessionária CG Solurb, responsável desde outubro de 2012 pela limpeza urbana e coleta de lixo de Campo Grande. O documento, que será apresentado oficialmente hoje, também prevê reescalonamento dos serviços prestados pelo consórcio.
A tendência é que o prefeito da Capital, Alcides Bernal, cumpra na íntegra as recomendações de sua agência reguladora e reduza em até R$ 1,8 milhão o repasse mensal à CG Solurb. Atualmente, segundo o Secretário de Finanças do Município, Disney Fernandes, a prefeitura repassa aproximadamente R$ 6 milhões por mês à concessionária.
Além da coleta de lixo, o Consórcio CG Solurb é responsável, entre outros serviços, pela varrição das ruas, desentupimento de bueiros, poda e capina dos canteiros centrais das avenidas, e administração do aterro sanitário.
“Basicamente, o que a auditoria irá propor é um ajuste de contrato”, disse Disney Fernandes. Segundo ele, entre as irregularidades apontadas pela Agereg está a desproporcionalidade entre o valor cobrado pela Solurb e o serviço prestado por ela.
(*) A reportagem, de Eduardo Miranda, está na edição de hoje do jornal Correio do Estado.