Cidades

IMPASSE

Aéreas oferecem reajuste de 11%; aeronautas devem decidir nesta quinta

Aéreas oferecem reajuste de 11%; aeronautas devem decidir nesta quinta

Redação

17/02/2016 - 22h00
Notícia sem imagem

O TST (Tribunal Superior do Trabalho) apresentou nesta quarta-feira (17) uma proposta para tentar resolver o impasse nas negociações salariais entre aeronautas (pilotos, copilotos e comissários de voo) e empresas aéreas.

Nesta quarta-feira houve a audiência de conciliação entre o SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas) e as empresas aéreas no TST, em Brasília.

A proposta, feita pelo ministro Ives Gandra, e aceita pelas empresas prevê um reajuste de 11%, pago em duas parcelas de 5,5%, em fevereiro e maio.

O percentual era reclamado pelos trabalhadores, que chegaram a paralisar os serviços por duas horas no dia 3 de fevereiro, em 12 aeroportos do país.

"Esta é uma proposta justa para o contexto econômico de crise que o país vive e para a situação deficitária que as empresas aéreas apresentam", afirmou em nota o ministro Ives Gandra.

Além do reajuste salarial, a proposta prevê ainda um reajuste de 11% em benefícios como o vale alimentação e o seguro de vida, um abono de 10% da remuneração a ser pago na folha de fevereiro; aumento do teto da remuneração para o recebimento do vale alimentação e a garantia que não haverá retaliação por parte das empresas.

A proposta agora será levada a assembleia, onde os trabalhadores deverão decidir se aceitam ou não as condições.

De acordo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), a assembleia será realizada nesta quinta (18), às 13h30.

Em caso de recusa dos termos, outra assembleia será marcada para decidir os rumos da negociação.

infiltrados

Gaeco aponta novo grupo de elite da polícia envolvido com o tráfico de drogas

Nova etapa de apuração identifica cooptação de homens de unidades operacionais para facilitar o escoamento de cocaína

06/11/2026 08h20

Delegado Guilherme Scucuglia Cezar foi alvo de busca e apreensão em operação do Gaeco ontem

Delegado Guilherme Scucuglia Cezar foi alvo de busca e apreensão em operação do Gaeco ontem Foto: Marcelo Victor

Continue Lendo...

INFRAESTRUTURA

Guanandi II terá asfalto e drenagem em 12 vias com investimento de R$ 8,6 milhões

Serviços começaram pela Rua Itarumã e têm prazo de até 240 dias; outra etapa, estimada em R$ 7,7 milhões, está em tramitação

06/11/2026 08h04

Rua Itarumã recebe os primeiros serviços de drenagem da etapa que prevê obras em 12 vias do Guanandi II

Rua Itarumã recebe os primeiros serviços de drenagem da etapa que prevê obras em 12 vias do Guanandi II Divulgação/PMCG

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).