Cidades

SANEAMENTO BÁSICO

Mesmo com acesso à rede de esgoto, população resiste em abandonar as fossas

Milhares de imóveis já poderiam usufruir do benefício, mas valor alto afasta consumidor

Redação

25/02/2016 - 04h00

Mesmo com rede de esgoto à disposição na “porta de casa”, 24.223 moradias em Campo Grande não fizeram a ligação necessária para abandonar de vez as fossas sépticas. Em toda Campo Grande, há 283.050 imóveis, dos quais, 240.593 têm rede de esgoto disponível. Mas mesmo assim, 13,79% deles continuam sem essa conexão. Segundo a concessionária Águas Guariroba, tal situação descumpre a obrigatoriedade, prevista na lei federal 11.445 de janeiro de 2007 e ainda, recai em em descumprimento ao Código de Polícia Administrativa de Campo Grande, que prevê multa.

Apesar das fossas sépticas ainda serem permitidas e serem uma alternativa de tratamento de esgoto onde não existe rede, a possibilidade de contaminação do lençol freático e das pessoas com os dejetos é maior. Segundo o Instituto Trata Brasil, o acesso a condições adequadas de saneamento básico reduziria internações e também mortes por casos graves de diarreia e infecções intestinais. 

Aqui na Capital dezenas de bairros contam com acesso à rede, mas nem todos os moradores realizaram a conexão. Maior parte deles afirma que o custo para essa ligação é muito alto, já que, além do serviço de construção civil é necessário pagar uma taxa à concessionária. 

(*) A reportagem, de Lúcia Morel, está na edição de hoje do jornal Correio do Estado.

 

Risco de Bloqueio

210 aposentados e pensionistas podem ficar sem receber em Campo Grande

Convocados que não fizeram o recadastramento em outubro têm 30 dias para regularizar a situação e evitar o bloqueio do benefício.

05/11/2026 16h03

Aposentados e pensionistas de Campo Grande têm 30 dias para regularizar cadastro e evitar bloqueio do pagamento.

Aposentados e pensionistas de Campo Grande têm 30 dias para regularizar cadastro e evitar bloqueio do pagamento. Foto: Marcelo Vitor/Correio do Estado

Continue Lendo...

NATAL EM CAMPO GRANDE

Papai Noel chega neste sábado ao Bosque dos Ipês com programação gratuita para famílias

Chegada do bom velhinho será marcada por apresentações musicais, coral infantil e cortejo

05/11/2026 15h36

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas Divulgação

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).