Bolivianos têm sido colocados em ambulâncias e levados ao pronto-socorro de Corumbá sem aviso prévio. Segundo relatos de funcionários, o paciente entra no Brasil apenas com um estudante de Medicina e é deixado no pronto-socorro sem contato com o médico de plantão. Estrangeiros podem ser atendidos pelos Sistema único de Saúde (SUS), desde que sejam casos emergenciais.
A denúncia, é que bolivianos que não moram no Brasil estão dando entrada em tratamentos no setor de oncologia e hemodiálise, o que não é permitido por lei. De acordo com o Diário Online, usufruir dos benefícios ofertados pelo tributo que cada cidadão paga no seu país é algo exclusivo dos que contribuem para o crescimento de cada nação.
Através da Santa Casa, Corumbá atende não apenas a sua população de aproximadamente 108 mil habitantes, mas à cidade de Ladário, com cerca de 20 mil moradores, e estrangeiros vindos de diversas partes do mundo, já que é uma cidade de fronteira aberta.
Nesse contexto, bolivianos são os que mais usufruem dos atendimentos da Santa Casa, pois cerca de 90% dos estrangeiros atendidos no único hospital público da região vieram do país vizinho.
Em 2015, 159 estrangeiros foram atendidos pela Santa Casa, cerca de 90,5% dessas pessoas eram de origem boliviana. Em 2014 não foi muito diferente, pois 92,2% dos estrangeiros atendidos eram bolivianos, totalizando 205 estrangeiros. Nos anos de 2012 e 2013, foram atendidos 564 imigrantes, sendo 90,2% bolivianos. Só em 2010 e 2011, foram atendidos 629 estrangeiros pela Santa Casa, sendo 563 bolivianos e 66 de outras nacionalidades, correspondendo a cerca de 89,5% de atendimentos apenas para nossos vizinhos de fronteira.
Neste ano de 2016, até o dia 22 de fevereiro, na Santa Casa de Corumbá já foram feitos 52 atendimentos ambulatoriais a bolivianos, mas nenhum desses estrangeiros era criança e apenas 07 atendimentos foram para idosos acima de 60 anos. Desses 52 atendimentos, 12 estrangeiros usaram o recurso mais de uma vez nesses primeiros dias do ano. Um mesmo boliviano, de 23 anos de idade, chegou a utilizar o atendimento laboratorial cinco vezes em dois meses. No mesmo período, já houve 38 internações de bolivianos na Santa Casa, incluindo internações na maternidade. Desses, cerca de sete atendimentos foram para pessoas residentes na Bolívia.
Por lei, o Sistema Único de Saúde garante o atendimento médico a todo estrangeiro que estiver no Brasil, mesmo que em deslocamento, em casos de emergência. No entanto, esse benefício não é expandido aos estrangeiros que pretendem usar o SUS em tratamentos eletivos e que não residem no país. Ainda assim, de acordo com a direção da Santa Casa, bolivianos que não moram no Brasil estão dando entrada em tratamentos no setor de oncologia e hemodiálise, por exemplo.