Cidades

Acidente

Avião de Roger Agnelli não declarou emergência antes da queda em SP

Avião de Roger Agnelli não declarou emergência antes da queda em SP

Redação

21/03/2016 - 13h24
Notícia sem imagem

O avião que caiu na zona norte de São Paulo no último sábado (19) não declarou emergência ao controle de tráfego aéreo do Campo de Marte.

No acidente, nas proximidades do Campo de Marte, morreram sete pessoas -o piloto e seis passageiros, entre os quais o executivo Roger Agnelli, ex-presidente da Vale. A aeronave bateu em um sobrado e explodiu.

É praxe que aviões com panes em momentos críticos, como a decolagem, declarem emergência, de modo que o controle de tráfego aéreo o auxilie -seja apenas para tomar ciência das intenções do piloto, seja ao deixar de prontidão as equipes de socorro ou checar pistas de pouso alternativas.

Nesse caso, a ausência de pedido de socorro indica que o piloto não tenha tido tempo de informar o controle de tráfego aéreo. Único tripulante a bordo do turbo-hélice Compair CA-9, ele possivelmente se ocupava dos comandos necessários para manter o avião voando.

O avião, um modelo experimental Compair CA-9, decolou às 15h20 e caiu três minutos depois sobre um imóvel do Jardim São Bento, bairro residencial de alto padrão.

Como a Folha de S.Paulo revelou nesta segunda (21), uma testemunha declarou à Aeronáutica que o avião fez dois estrondos semelhantes a uma explosão, um indício de pane no motor. A peça foi recolhida pelos investigadores entre os destroços no domingo (20).

A Aeronáutica informou nesta segunda que apura todas as hipóteses para o acidente.

INFRAESTRUTURA

Guanandi II terá asfalto e drenagem em 12 vias com investimento de R$ 8,6 milhões

Serviços começaram pela Rua Itarumã e têm prazo de até 240 dias; outra etapa, estimada em R$ 7,7 milhões, está em tramitação

06/11/2026 08h04

Rua Itarumã recebe os primeiros serviços de drenagem da etapa que prevê obras em 12 vias do Guanandi II

Rua Itarumã recebe os primeiros serviços de drenagem da etapa que prevê obras em 12 vias do Guanandi II Divulgação/PMCG

Continue Lendo...

facções

Guerra entre Comando Vermelho PCC chega à Máxima e um morre

Jackson da Rosa Fernandes morreu no mês passado no presídio e a suspeita é de que o crime seja resultado do conflito

06/11/2026 07h45

Guerra entre Comando Vermelho PCC chega à Máxima e um morre

Guerra entre Comando Vermelho PCC chega à Máxima e um morre Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).