Cidades

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Casarão centenário na Vila dos Ferroviários passará por reforma e será centro cultural

Local onde funcionou hospedaria passará por reforma ainda neste ano

Redação

26/03/2016 - 04h00

Do hotel criado na década de 1910 - na Alameda Doutor Temistocles, 83, Vila dos Ferroviários -  para hospedar os viajantes, que desembarcavam na estação ferroviária de de Campo Grande, até o esquecimento. Deteriorado pelo tempo, devido aos anos de abandono, a história da casa deve ganhar um novo rumo e virar um novo espaço cultural da Capital ainda em 2016. Com direito a cafeteria e exposição de arte, o local vai receber o nome de “Instituto Cultural Gilberto Alves”. O prédio é tombado como patrimônio histórico da cidade.  

Passar pela Vila dos Ferroviários é voltar no tempo, os casarões antigos que marcaram a arquitetura do início do século passado e as ruas paralelepípedo dão o charme ao bairro. Mas mesmo com tanta importância histórica, o local tem passado por anos de abandono, e o imóvel que agora será recuperado foi exemplo disso: do prédio daquela época, apenas a fachada permanece igual. O restante da estrutura foi toda demolida. 

(*) A reportagem, de Anny Malagolini, está na edição de hoje do jornal Correio do Estado.

 

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).