Cidades

SAÚDE

Governo do Estado vai antecipar vacinação contra gripe para 15 de abril

Mato Grosso do Sul receberá 170 mil doses do Ministério da Saúde

Redação

02/04/2016 - 05h00

O governo do Estado vai receber 170 mil vacinas contra gripe do Ministério da Saúde. O primeiro lote, que corresponde a 20% do total - 34 mil doses - chegam semana que vem e outros 20% até o dia 15 de abril, data em que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) pretende começar a vacinação em MS. 

Segundo o secretário de Estado de saúde, Nelson Tavares, o governo não deve esperar o dia 30 de abril para começar a campanha de vacinação. “Assim que tenhamos doses suficientes para atender 40% da população de risco, já vamos começar. Queremos iniciar esse trabalho até dia 15”, afirmou.

O restante das doses chega até o final do mês e vai atender apenas as populações de risco, assim como nas campanhas anteriores. Podem ser vacinados contra gripe através da rede pública: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.

A desvantagem da vacina, apesar de necessária, é que os componentes do produto combatem apenas três tipos de vírus da gripe e não quatro, como é possível encontrar em clínicas particulares. A vacina trivalente combate os vírus tipo A, da H1N1 e da H3N2 e o vírus do tipo B, de gripe comum. Já a tetravalente atua contra essas mesmas cepas e mais uma do tipo B. 

“Não há previsão para que a rede pública forneça a tetravalente. As remessas que vão chegar são todas trivalentes”, disse Tavares. 

CAMPANHA

A Campanha acontece em todo o país do dia 30 de abril a 20 de maio, sendo o dia 30 de mobilização em todo o país. Além das vacinas as unidades de saúde também estão abastecidas com o medicamento Fosfato de Oseltamivir, para o tratamento da Influenza.

Além da vacinação, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por influenza. Medidas de higiene, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, são algumas destas medidas.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).