O prefeito Alcides Bernal (PP) vetou Projeto de Lei que permitiria a volta da comercialização de bebidas alcoólicas servidas em copos descartáveis nos estádios de futebol de Campo Grande. Ele se opôs também ao projeto que proibia o assédio pessoal de pedestres para fazerem empréstimos pessoais ou cartões de crédito. Os vetos foram publicados no Diário Oficial desta quarta-feira (13).
Em relação ao primeiro projeto, de autoria do vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), Bernal pontuou que "a restrição a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas nos eventos esportivos consubstanciam medidas necessárias e voltadas a ampliar a segurança dos torcedores e a assegurar a promoção de sua defesa pessoal.”
O prefeito cita a determinação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que permite a venda de bebidas alcoólicas apenas do lado de fora dos estádios.
No texto apresentado e aprovado pela Câmara, o vereador havia informado que a liberação já tem ocorrido em outras cidades do país durante os eventos esportivos. “Estamos apresentando esse projeto, não para incentivar o uso de bebidas, mas para oportunizar os torcedores, que fazem o uso moderado e consciente desse produto, a terem o merecido lazer, visto que, o estádio é local de descontração e alegria”.
A ideia da utilização dos copos de plástico é evitar que garrafas sejam usadas como armas em caso de briga. O projeto prevê ainda multa para aqueles que venderem bebidas destiladas ou com teor alcoólico superior a 14%. A venda para adolescentes também é proibida.
OUTRO VETO
Outro projeto que não foi sancionado pelo prefeito, também de autoria do vereador Carlão, previa a proibição da prática de marketing direto entre fornecedor e cliente. Na visão do Chefe do Executivo Municipal, “o cidadão não é obrigado a contratar o empréstimo financeiro ou adquirir cartões de crédito oferecidos, isso não configura um assédio moral”, declarou.