Cidades

Indulto

Juiz nega perdão da pena a ex-prefeito condenado por desvio de dinheiro

Pedido foi negado porque Raul Freixes não cumpriu pena mínima exigida

O juiz titular da 2ª Vara de Execução Penal (VEP) de Campo Grande, Albino Coimbra Neto, negou pedido de indulto do ex-prefeito de Aquidauana e ex-deputado estadual Raul Freixes, que cumpre pena em regime aberto por desvio de dinheiro. Freixes está internado em ala de psiquiatria da Santa Casa.

De acordo com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), o pedido de indulto, que é o chamado perdão da pena e exige que o sentenciado cumpra alguns critérios, foi feito depois de recesso forense.

Conforme o magistrado, Raul Freixes ainda não cumpriu o total exigido de ¼ da pena, que corresponde a 1 ano e 2 meses e reclusão tendo em vista que ele foi condenado a 4 anos e 8 meses de prisão. Até o momento, Freixes cumpriu 1 anos e 5 dias da pena, tempo menor que o necessário e, por este motivo, negou o pedido.

Com relação ao pedido de saída temporária, o juiz solicitou que a defesa apresente comprovantes de residência onde o ex-prefeito permanecerá durante a saída e solicitou também informações sobre sua conduta carcerária.

Diante da notícia da internação, o juiz determinou que a Direção da Casa do Albergado informe se ele retornou para cumprir a pena.

Raul Freixes está internado na Santa Casa de Campo Grande desde o dia 8 de abril, depois de ter ingerido medicamentos para tratamento de depressão. No último sábado (15), ele foi transferido para a ala de psiquiatria, onde permanece, segundo informou a assessoria do hospital nesta sexta-feira (15).

CONDENAÇÃO

O ex-prefeito foi condenado a quatro anos e oito meses de prisão, além da inabilitação por cinco anos para o exercício de cargo ou função pública, por desvio de dinheiro enquanto ocupava a prefeitura de Aquidauana.

Além dele, na ação foram condenados outros funcionários da prefeitura em razão da retirada de valores dos cofres públicos. Depois de condenado, Freixes impetrou recurso no Tribunal de Justiça e teve pedido negado, cujo acórdão transitou em julgado em 2012.

INDULTO

O indulto é uma forma de extinção da pena e consiste em ato de clemência concedido pelo presidente da república.

Neste decreto, são elencados requisitos para que o sentenciado possa ser beneficiado. A análise do indulto é feita individualmente ao juiz responsável pela execução da pena.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).