Cidades

SAÚDE

Falta vacina em postos de Campo Grande e próxima remessa chega semana que vem

Capital já recebeu 110 mil doses, mas ainda falta imunizar 76 mil pessoas

Redação

03/05/2016 - 16h20

Quatro dias depois do início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, falta vacina em alguns postos de saúde da rede pública de Campo Grande. Não há estoque e a próxima remessa está prevista para chegar no começo da próxima semana, porém, a quantia ainda não está definida.

A informação foi repassada pela diretora de Vigilância em Saúde do Município, Claudia Calderan. Segundo ela, o fornecimento por etapas foi adotado pelo Ministério da Saúde para que não percam lotes. “No primeiro dia da campanha havíamos recebido apenas 40% das vacinas necessárias – 80 mil doses. Ontem, (2), recebemos mais 30 mil doses, o que representa mais de 50% da população prioritária imunizada”, afirmou.

Ainda conforme a diretora, a situação é nova, já que nos anos anteriores as vacinas estavam disponíveis em meados de abril, ou seja, pouco antes do início da campanha. “Esta é a primeira vez que acontece isso. A situação é anormal perante as edições anteriores”, destacou.

Segundo Calderan, ocorreu um problema no fornecimento ao governo federal. “O Ministério da Saúde sempre entrega por partes, porém, desta vez acredito que o fabricante não conseguiu produzir para o País todo de uma vez só”, observou.

Para que o material seja preservado durante o transporte, as remessas são enviadas em partes. “As vacinas têm que estar bem refrigeradas. Se tiver algum problema com relação a isso, a vacina tem que ir para o lixo. Todos os anos é feito assim”, explicou.

Além de ter atrasado o envio das vacinas, o governo não mandou a quantidade necessária para realizar a abertura da campanha no estado. “Não sei o que aconteceu, às vezes o fabricante não se programou. Por algum motivo atrasou muito a entrega das vacinas e o estado recebeu quantidade inferior ao necessário”, ponderou.

Até o dia 20 de maio devem ser imunizadas 186.800 pessoas do público prioritário. Apesar do transtorno que algumas pessoas tiveram em se deslocar até a unidade de saúde e não conseguirem ser imunizadas, a diretora da vigilância sanitária afirma que todos serão vacinados. “Não precisa pânico, sair correndo ou ficar desesperado. Dia 9 chegam mais doses e todos serão imunizados até o dia 20”, finalizou.

FRASCO MULTIDOSE

Os frascos são tidos como multidoses. Cada um que é aberto serve para aplicar 10 vacinas. Caso as 10 doses não sejam usadas, o material deve ser descartado dentro do prazo de 24h. Ou seja, se um frasco for aberto para atender uma pessoa que chegou para ser vacinada perto do horário de fechamento da unidade, as outras nove doses devem ser descartadas.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).