Cidades

AUTONOMIA

Detran está autorizado a contratar empreiteiras para obras até 2018

Governador sancionou lei aprovada na Assembleia Legislativa

Redação

09/05/2016 - 09h10

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sancionou a lei que permite o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS) executar obras no lugar da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) e Secretaria de Estado de Infraestrutura. Ele assinou o ato na sexta-feira (6).

A Assembleia Legislativa havia aprovada a lei em sessão realizada na terça-feira (3). A sanção do governador foi publicada no Diário Oficial do Estado, na edição de hoje (9).

A liberação para executar e coordenar obras de engenharia tem prazo até 2018, quando encerra o atual mandato. A justificativa do projeto de lei informava que tal medida garante mais celeridade para intervenções no trânsito e melhorias estruturais do departamento.

As execuções do Detran estão restritas às suas unidades no Estado, que também pode atuar em implementação de sinalizações viárias nos 79 municípios e em vias estaduais.

Com isso, ao invés de solicitar que a Agesul e a Seinfra realizem licitação, a diretoria do Detran/MS está autorizada a fazer certames para contratação de empreiteiras. Apesar da autonomia ganha, será preciso informar os outros dois órgãos sobre o calendário de ações.

Em 2013, outra lei permitia o mesmo tipo de atividade e teve validade até 2015. Por isso, a lei sancionada trata-se de uma prorrogação dessa proposta para até 31 de dezembro de 2018.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).