Cidades

LAMA ASFÁLTICA

Ex-deputado, empresário e outros dois são transferidos para presídio

Quatro presos na Lama Asfáltica foram levados para Centro de Triagem

Redação

16/05/2016 - 18h49
Notícia sem imagem

A Polícia Federal transferiu, na tarde de hoje (16), quatro presos na Operação Lama Asfáltica – que apura desvios de recursos públicos – para o presídio. O ex-deputado federal e ex-secretário de obras do Estado, Edson Giroto, os empresários João Amorim e Flávio Henrique Scrocchio e o servidor da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), Wilson Roberto Mariano de Oliveira (Beto Mariano), foram encaminhados ao Centro de Triagem, no complexo penal de Campo Grande. Desde que foram presos, no dia 10, eles estavam custodiados na Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denar).

Das oito pessoas que ainda estão detidas por força de prisão preventiva -por tempo indeterminado -, as outras quatro estão em regime domiciliar: a esposa do ex-deputado Edson Giroto, Raquel Giroto, a filha do servidor Wilson Mariano, Mariane Mariano de Oliveira, a secretária e sócia de João Amorim, Elza Cristina Araújo, e a filha do empresário, Ana Paula Amorim Dolzan.

OUTROS INVESTIGADOS

Seis pessoas que também haviam sido presas no dia 10 foram soltas domingo (15) por conta do vencimento do prazo da prisão temporária – que tem validade de 5 dias. Já o ex-gerente de obras viárias da Agesul, Hélio Yudi Komiyama, já havia obtido na sexta-feira (13) revogação da prisão pela Justiça Federal.

LAMA ASFÁLTICA

A segunda fase da Operação Lama Asfáltica teve como foco o crime de lavagem de dinheiro, pois investigados teriam ocultado patrimônio decorrente de fraudes em licitações.

O grupo fraudava certames, pagava às empreiteiras - uma delas a Proteco, de João Amorim - por serviços não executados ou feitos com qualidade inferior ao contratado.

O dinheiro arrecadado com os crimes era usado para compra de fazendas e imóveis urbanos em nome de familiares e pessoas de confiança dos envolvidos.

Aplicativo

Serviços digitais do Detran-MS ficam fora do ar a partir de amanhã

Portal, aplicativo e assistente virtual serão suspensos às 16h e têm previsão de retorno às 7h30 de segunda-feira (9), durante manutenção tecnológica

06/11/2026 14h08

Pessoa mexendo no site do Detran-MS, com instabilidades nesta segunda-feira (24)

Pessoa mexendo no site do Detran-MS, com instabilidades nesta segunda-feira (24) Marcelo Victor

Continue Lendo...

Trânsito

Quatro ruas têm bloqueios por eventos e obras neste sábado na Capital

Interdições atingem três regiões da Capital; trecho da Rua Afonso Celso permanece fechado até 20 de novembro para obras de drenagem

06/11/2026 13h33

Agente de trânsito da Agetran pelas ruas de Campo Grande

Agente de trânsito da Agetran pelas ruas de Campo Grande Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).