Cidades

FALTA MATÉRIA-PRIMA

Produção de Coca-Cola na Venezuela pode ser interrompida por falta de açúcar

Produção de Coca-Cola na Venezuela pode ser interrompida por falta de açúcar

A empresa que produz a Coca-Cola na Venezuela anunciou hoje (21), em comunicado, que está com dificuldades para conseguir açúcar para a fabricação do produto, devido à paralisação dos engenhos açucareiros locais.

"As centrais açucareiras nacionais (venezuelanas), fornecedores de açúcar refinado de uso industrial para a nossa operação, nos comunicaram que paralisaram temporariamente suas operações por falta de matéria-prima", explica o comunicado divulgado em Caracas.

Segundo a Coca-Cola Femsa, "ações específicas" estão sendo realizadas para enfrentar o problema de maneira coordenada com fornecedores, autoridades competentes e trabalhadores.

"O sistema Coca-Cola da Venezuela informa que as nossas fábricas estão operando e continuarão a produzir até que se esgote todo açúcar refinado, industrial, em estoque", explica.

Segundo o diário venezuelano El Universal, se a Coca-Cola não conseguir repor o estoque em breve, haverá interrupções temporárias na produção das bebidas, que somam 90% da produção local.

A empresa mexicana Coca-Cola Femsa está na Venezuela desde 2003, quando comprou a produtora de bebidas Panamerican Beverages Inc (Panamco) e está presente em outros países da região como a Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México e Panamá.

Na Venezuela, há fábricas em várias cidades que empregam mais de 7 mil trabalhadores.

No país, são cada vez mais frequentes as queixas de venezuelanos, cidadãos e fabricantes, sobre dificuldades para conseguir no mercado local alguns produtos como o açúcar, o leite, a farinha, o arroz, a margarina, o café e outros.

Os empresários se queixam também de dificuldades no acesso a recursos para importação, após um sistema rígido de controle cambial que está em vigor desde 2003 no país.

O sistema de controle cambial impede a livre obtenção local de moeda estrangeira e obriga os importadores a recorrerem às autoridades para terem autorização para acesso ao dólar, um processo que dizem ser também demorado.

JUDICIÁRIO

Fábio Possik Salamene toma posse como desembargador do TJMS

Promovido por merecimento, magistrado tem 27 anos de carreira e assume a vaga deixada pela aposentadoria de Lúcio Raimundo da Silveira

05/11/2026 17h18

Fábio Possik Salamene tomou posse administrativa como desembargador do TJMS nesta quinta-feira (5)

Fábio Possik Salamene tomou posse administrativa como desembargador do TJMS nesta quinta-feira (5) Divulgação/TJMS

Continue Lendo...

Saúde Sob Auditoria

Prefeitura tem 15 dias para explicar R$ 71 milhões da saúde em Campo Grande

Auditoria federal aponta inconsistências e possível devolução de recursos; Câmara cobra documentos e plano para corrigir falhas.

05/11/2026 17h06

use a fachada da Sesau na capa e mantenha a foto de Papy com Dr. Victor Rocha no meio da reportagem, próximo ao trecho sobre o ofício enviado à Prefeitura.

use a fachada da Sesau na capa e mantenha a foto de Papy com Dr. Victor Rocha no meio da reportagem, próximo ao trecho sobre o ofício enviado à Prefeitura. Foto: Arquivo Correio do Estado.

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).