Criança de oito anos diagnosticada na semana passada com gripe H1N1 deixou Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Santa Casa de Campo Grande nesta segunda-feira (30), mas continua internada. Das cinco pessoas que estavam internadas e isoladas na Santa Casa com H1N1 comprovada, apenas uma bebê de um ano e nove meses continua sedada, no CTI e em estado grave, conforme a assessoria de comunicação do hospital.
As informações foram repassadas pela diretora de assistência à saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Rosimeire Arias. “Ela saiu do CTI, teve melhora no quadro clínico mas continua internada”, esclareceu a médica.
Estudante do segundo ano da Escola Municipal Consulesa Margarida Trad, a menina não está mais entubada nem sedada e foi para o quarto. Familiares da criança, o irmão de seis anos e os pais foram medicados por 10 dias com o Tamiflu, apenas a nível de precaução.
A partir de hoje as aulas voltam ao normal mas o clima é de preocupação, já que não está descartada a possibilidade do vírus ter contaminado outros frequentadores da escola municipal. Conforme a secretária de Educação, Leila Machado, professores e alunos foram orientados a não frequentarem as aulas caso apareçam sintomas mais forte da gripe.
Além disso, as janelas das salas de aulas devem permanecer abertas a fim de favorecer a circulação do ar e reduzir o risco de contaminação pelo vírus.
Por conta do ocorrido, o feriado foi antecipado na escola que atende 1.500 alunos do ensino infantil e fundamental. A sala que a menina estuda tem aproximadamente 30 alunos.
OUTROS CASOS
Jovem de 18 anos que estava na mesma condição recebeu alta e já foi para casa. Outros dois adultos também receberam alta da UTI mas seguem internados na enfermaria sem risco de morte.
Ao todo cerca de 17 pessoas seguem internadas na Santa Casa com suspeita da gripe.