Cidades

REFORMA AGRÁRIA

Presidente do Incra debate, mas não apresenta solução concreta

Manifestantes saíram de reunião sem definição, na tarde de hoje, em Campo Grande

Redação

28/06/2016 - 17h25

A visita do presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Leonardo Góes Silva, à Campo Grande, na tarde de hoje, parece não ter surtido o efeito esperado pelos movimentos sociais. Eles cobram a retomada da redistribuição de terras no Estado, afirmando que as ações não são realizadas desde 2010.

Góes contou que veio ao Estado para dialogar com movimentos sociais a pauta da Reforma Agrária, especialmente no que diz respeito ao avanço e aos entraves da questão. Quando questionado se há recursos disponíveis para realizar a distribuição das terras, ele disse que é preciso antes estudar as peculiaridades que envolvem Mato Grosso do Sul.

“Incra primeiro está fazendo uma análise do que tem de possibilidades aqui, se comprometendo a analisar os casos e, sim, há como avançar”, reforçando que o objetivo desta visita ao Estado é pacificar. “É ouvir a pauta dos movimentos sociais e atuar de forma a diminuir a tensão por terra”, completou.

Os representantes dos movimentos pró-reforma agrária esperam que 10 mil famílias sejam assentadas até o fim do ano. Mas Góes não respondeu se essa reivindicação será atendida. “O Governo tem obrigação de analisar e fazer dentro da condição orçamentária. Sim, há condição de avançar, mas o número é algo que merece uma análise mais acurada”.

Ele pontuou que o orçamento do Incra para obtenção de terras, historicamente, gira em torno de R$ 700 milhões.

Hélio Cardoso, do Movimento Central dos Trabalhadores do Brasil, deixou a reunião insatisfeito com os argumentos apresentados por Góes e disse que a “reunião foi rotineira, mais um tapa-buraco”, reforçando que nenhuma solução foi apresentada. 

A opinião é compartilhada pelo diretor nacional das Ligas Camponesas, Adonis Marcos. “A vinda do presidente do Incra para cá não trouxe nada de efetivo. Ele trouxe apenas falsas promessas. A única coisa de concreto que ele falou que vai fazer é o cadastramento das famílias porque o resto ele deixou a desejar”. 

CAMPO GRANDE

Servidor municipal terá 9 dias de folga no fim do ano, em escala de revezamento

Quem vai trabalhar na semana do Natal irá folgar na semana do Ano Novo e vice-versa

05/11/2026 11h48

Fachada da Prefeitura Municipal de Campo Grande, localizada na avenida Afonso Pena

Fachada da Prefeitura Municipal de Campo Grande, localizada na avenida Afonso Pena Gerson Oliveira

Continue Lendo...

Rio Verde de Mato Grosso

Idoso de 85 anos morre após incêndio em residência

Suspeita é de que houve curto-circuito em ventilador localizado em um dos cômodos

05/11/2026 11h15

Fogo teria sido causado por curto-circuito em ventilador

Fogo teria sido causado por curto-circuito em ventilador Foto: Reprodução / Enfoque MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).