Cidades

NO MUNDO

Nasce primeiro bebê com microcefalia provocada pelo zika na Europa

Nasce primeiro bebê com microcefalia provocada pelo zika na Europa

Redação

25/07/2016 - 14h24

Uma mulher infectada pelo zika vírus deu à luz hoje, na Espanha, o primeiro bebê com microcefalia nascido na Europa, informaram os responsáveis do hospital em Barcelona onde o nascimento ocorreu.

Trata-se do primeiro caso na Europa de microcefalia vinculada à epidemia do zika vírus, informaram as mesmas fontes.

Anteriormente um feto com microcefalia provocada pelo vírus havia sido detectado na Eslovênia, mas na ocasião os pais decidiram abortar.

A mulher contraiu o zika em uma viagem a um país estrangeiro, mas as autoridades mantiveram sigilo sobre o país em questão.

O bebê, cujo sexo não foi revelado por razões de privacidade, está sendo "monitorado" constantemente e os primeiros testes realizados confirmaram que "possui uma circunferência do crânio menor do que a habitual e tem microcefalia", acrescentou.

A microcefalia é uma malformação grave e irreversível caracterizada por um tamanho anormalmente pequeno do crânio no recém-nascido e por déficits neurológicos associados. O parto foi realizado após 40 semanas de gravidez.

A Espanha é um dos países europeus mais afetados pela epidemia de zika, que atinge principalmente a América Latina e o Caribe. A população originária destas áreas representa 21,8% de todos os estrangeiros no país, e por isso as viagens são frequentes a essas regiões.

De acordo com dados do ministério da saúde de 22 de junho, no país existem 190 pessoas infectadas com o vírus. Todas elas contraíram a doença em viagens a áreas com zika, exceto em um caso de transmissão sexual na região de Madri.

Essa epidemia de zika, um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, apareceu na América Latina em 2015 e rapidamente se espalhou por toda a região. O país mais afetado é o Brasil.

Na semana passada, o primeiro caso de microcefalia associado ao zika em Nova York foi detectado. A mãe da criança também havia viajado para uma região onde o vírus se encontra ativo.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).