Cidades

CRIMES

Prefeito é acusado de contrabandear pneus doados pela Receita Federal

Operação Vulcana apreendeu pneus recolocados ao mercado sem legalidade

Redação

02/08/2016 - 18h20

O prefeito de Jardim, Erney Cunha (PT), o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Dival Willeman de Souza e mais três empresários no ramo de pneus foram indiciados hoje, pela Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (Deco), por falsidade ideológica e contrabando, por recolocarem no mercado pneus doados pela Receita Federal à prefeitura.

Conforme a delegada responsável pelo caso, Ana Cláudia Medina, o crime foi descoberto durante a Operação Vulcan. “No início de junho, a Deco recebeu denúncia de que os pneus doados pela receita, em dezembro de 2015, estavam sendo comercializados em borracharias de Jardim. Diante disso, foi instaurado inquérito, com autorização do TJ, e passamos a investigar. Em 22 de junho foram apreendidos 131 pneus oriundos de descaminho, que tinham sido doados e estavam novamente sendo comercializados”, explicou Medina.

Ao Portal Correio do Estado, a autoridade policial relatou que os envolvidos foram indiciados por peculato, contrabando, falsidade ideológica e associação criminosa. “Ele alega que usaria na frota, mas é improbidade administrativa, gerando prejuízo ao patrimônio público”, pontuou.

Ainda segundo Medina, a investigação apontou que 200 pneus de caminhão apreendidos pela Receita Federal e doados à prefeitura estavam sendo vendidos em lojas de Jardim e Bonito. “Os empresário confirmaram que receberem os pneus, e, visando lucro, aceitaram a oferta de trocar dois pneus por um”, reforçou ela ao destacar que a comercialização foi feita “sem qualquer legalidade ou formalização de documento”.

A delegada enfatizou que após as apreensões ninguém da prefeitura a procurou. “Como não fomos procurados por ninguém da prefeitura, seguimos para Campo Grande e enviei ofício para que o prefeito se manifestasse, isso em 27 de junho”, destacou.

Procurado pela equipe de reportagem, o prefeito Erney afirmou que não sabia de nenhuma tramitação envolvendo seu nome. “Eu não tinha conhecimento dessa troca feita pelo secretário, tomamos conhecimento através da imprensa, abrimos sindicância para apurar o fato. No inquérito não existe indício sequer que envolva meu nome. O indiciamento dela é tendencioso, tem cunho político”.

No dia 21 de julho, a delegada explica que o petista mandou resposta via ofício, onde afirmou que realmente a permuta havia sido feita, e ainda indicou que haviam sido negociados 56 pneus em borracharia em Bonito, diante disso, equipe se deslocou e confirmou os fatos, e disseram ainda que já haviam vendido tudo sem qualquer documentação. O prefeito causou prejuízo e gerou lucro indevido, que é o lucro do crime”, ponderou.

De acordo com a delegada, o lucro em cima de cada pneu era de 35% em cima do valor unitário, que era vendido por R$ 1 mil.

Eleições 2026

Eleitor que faltou no 2º turno tem até 8 de janeiro para justificar o voto

Pessoas, de 18 a 69 anos, que viajaram, mudaram de cidade, ficaram doentes ou por qualquer outro motivo deixaram de votar, devem justificar o voto

05/11/2026 10h25

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica Paulo Ribas

Continue Lendo...

INFILTRADOS 2

Policiais civis são alvos de operação que investiga desvio de droga

Nove policiais da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) foram alvos de medidas cautelares nesta nova fase

05/11/2026 09h45

Operação Infiltrados investiga o desvio de drogas dentro da Defron

Operação Infiltrados investiga o desvio de drogas dentro da Defron Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).