Cidades

CASO DELICADO

Bebê luta pela vida após nascer com 15 buracos no coração

Criança nasceu prematura após descobrirem redução da pressão cardíaca durante um exame

Redação

09/08/2016 - 19h50

Uma mulher que acabou dar à luz menina com meningite ficou devastada após receber a notícia de que a filha poderia morrer em poucos dias. Samantha Allsop, de 29 anos, foi informada na 23ª semana de gravidez que sua filha nasceria com um problema sério no coração . As informações são do portal de notícias britânico DailyMail.

Mais tarde, um exame mostrou que a pressão arterial da criança estava cada vez mais baixa, fazendo com que Tiger-Jade Jarvis tivesse que ser retirada da barriga da mãe por meio de uma cesariana, com 36 semanas.

Quando a menina nasceu, os médicos diagnosticaram que havia contraído meningite e disseram à família que não sobreviveria mais que alguns dias. No entanto, Tiger-Jade superou as expectativas de todos e já completa seis meses de idade. 

Nos primeiros seis minutos da vida da criança, ela menina não respirava, o que fez com que os médicos a colocassem às pressas em um respirador artificial.

A menina foi medicada com um fluido na espinha na região da lombar, medicação para meningite viral. A mãe relembra o momento terrível pelo qual passou:  

— A cesariana ocorreu após um exame de rotina, e nem mesmo meu marido estava presente na hora do parto. Eu não sabia se minha filha estava bem, os médicos não me informavam de nada, só diziam que estavam cuidando dela.

Segundo a mãe, "não houve palavras incompreendidas". 

— Eles disseram que era provável que nossa filha não estivesse mais conosco em poucos dias. 

No entanto, aos seis dias de idade, a saúde da menina começou a melhorar e os pais finalmente receberam a notícia de que ela estava fora de perigo.

Pouco tempo depois, ela foi transferida para o Hospital Infantil de Birmingham, onde está até os dias de hoje. Após três semanas de vida, os médicos disseram que os antibióticos tinham funcionado e que a meningite havia sido curada. Eles têm feito varreduras do cérebro e tudo parece bem, mas os médicos advertiram que o ocorrido pode fazer com que a criança tenha um desenvolvimento mais lento que o normal. Mas para os pais, isso não é um problema. 

— Ela está aqui, e isso é tudo que importa.

Tiger-Jade ainda tem uma série de outros problemas de saúde, que incluem dificuldades respiratórias, causadas pelo fato de ela ter nascido com 15 buracos em seu coração.

Na quarta-feira (3), Tiger-Jade fez uma cirurgia para fechar dois dos grandes buracos e para desentupir uma válvula, que estava elevando sua pressão arterial. Ainda há buracos em seu coração e seus pais preveem uma nova cirurgia para a criança, que ainda está no hospital recebendo nutrientes pelas veias.

Os médicos afirmaram, também, que a menina vai ter dificuldades para caminhar, uma vez que ela tem alguns problemas em seus pés. Além de tudo, ela tem uma espinha infusa, o que pode ocasionar uma forma rara de nanismo. Mas ela passou por exames genéticos e a família ainda está no aguardo dos resultados 

— Ela não chora, é forte, vai conseguir sair dessa ainda melhor.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).