Cidades

DISPUTA POR 9,57%

Órgão especial adia decisão sobre reajuste de servidores

Novo julgamento acontecerá na próxima quarta-feira (5)

Redação

28/09/2016 - 20h13

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul adiou para a próxima quarta-feira (5) a decisão sobre o reajuste salarial dos servidores públicos municipais de Campo Grande.

O desembargador Sérgio Fernandes Martins pediu vistas sobre o processo que a Prefeitura da Capital moveu contra a Câmara Municipal, que aprovou a lei 5.708, de 21 de junho de 2016, concedendo aumento de 9,57%. 

O governo municipal sustenta que o Legislativo atuou fora de sua competência, gerando gastos e comprometendo o orçamento. A prefeitura entrou com ação direta de inconstitucionalidade, com pedido de liminar, para barrar o reajuste.

A aprovação dessa porcentagem aconteceu em período que a Justiça Eleitoral determina que o aumento só pode corresponder à inflação dos primeiros três meses de 2016. A prefeitura chegou a enviar novo projeto, concedendo 3,31% de aumento, mas os vereadores fizeram emenda para que o índice subisse.

Por outro lado, a Câmara alega que não criou nova lei, mas, sim, usou o mesmo projeto que o Executivo enviou à Casa no começo do ano, que previa os 9.57%. 

O principal problema político relacionado ao período de aprovação da legislação que trata do reajuste é que se entrar em vigor, o prefeito Alcides Bernal (PP), candidato à reeleição, pode ter problemas com sua candidatura.

 

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).