Cidades

Duas versões

Advogado é preso ao desacatar delegado em departamento de trânsito

Caso foi registrado como resistência, desacato e tentativa de lesão corporal

Redação

08/10/2016 - 09h43

Advogado Ruvonei Otero e o titular da 1ª Delegacia de Três Lagoas, Messias Pires dos Santos Filho, se desentenderam ontem à tarde. Caso resultou na prisão do advogado e foi registrado como resistência, desacato e tentativa de lesão corporal.

Delegado Messias não foi encontrado para falar sobre o assunto, mas o delegado regional de Três Lagoas, Rogério Fernando Market Faria, explicou à reportagem do Portal Correio do Estado como ocorreu o fato.

Conforme Rogério Fernando, Messias foi até a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Três Lagoas para pegar o documento de seu veículo, ocasião em que se deparou com o advogado alterado com a diretora do departamento. Ruvonei tentava liberar um veículo apreendido durante a campanha eleitoral.

Autoridade policial interferiu na situação, momento em que passou a ser ofendido pelo advogado que o teria chamado de “delegadinho vagabundo”, “safado” e “malandro”, na presença de vários funcionários do Ciretran.

“Delegado não agrediu ninguém. Ele deu voz de prisão, advogado ficou ainda mais nervoso, foi detido pelo guarda do Ciretran e um escrivão da polícia que também estava no departamento resolvendo questões particulares”, explicou Rogério Fernando.

Ainda conforme o delegado regional de Três Lagoas, durante a detenção, Ruvonei bateu o rosto, se feriu e não quis limpar o sangramento para atribuir a situação ao delegado Messias.

“A foto do advogado na delegacia foi retirada pelo pares dele. Ele gravou áudio conclamando advogados, mas está tudo documentado e funcionários do Ciretran foram ouvidos, são testemunhas do que aconteceu”, contou o delegado Rogério, comentando que Ruvonei chegou a passar mal com hipertensão, foi levado para o hospital para atendimento médico e depois retornou à unidade policial, onde permanece preso.

“Não temos razão para omitir ou maquiar qualquer informação. Agimos de maneira transparente, tudo está nos autos e tem umas 4 testemunhas. Semana passada esse mesmo advogado, tentando liberar carro no Ciretran foi autuado por perturbação da tranquilidade no trabalho. E, há cerca de duas semanas, o juiz eleitoral ordenou que ele fosse conduzido pela Polícia Militar para a delegacia por causar transtorno”, ressaltou a autoridade policial.

OUTRO LADO
Em áudio enviado aos colegas da categoria, Ruvonei afirma que foi agredido pela autoridade policial. “Caros colegas advogados de Três Lagoas, quem está falando é o advogado Ruvonei. Eu peço a compreensão dos colegas e companheirismo nessa hora difícil. Eu estou preso na delegacia, 1º Distrito Policial por uma autoridade fora do controle. Gostaria do apoio dos colegas aqui no 1º Distrito Policial. Eu me encontro preso, fui agredido, sofri lesões corporais pelo doutor Messias, delegado, por favor me socorram”.

Ruvonei também afirma ter sido vítima de abuso de autoridade, abuso de poder e lesão corporal por parte do titular da delegacia.

OAB
Já a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) emitiu nota de repúdio. Confira na íntegra:

A diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), declarou repúdio à situação ocorrida na tarde desta sexta-feira (7) com o advogado Ruvonei da Silva Otero, que foi preso e agredido – no exercício da profissão – pelo delegado de polícia de Três Lagoas, Messias Pires dos Santos Filho.

Ao tomar conhecimento dos fatos por meio dos representantes da Subseção de Três Lagoas, o presidente da OAB/MS, Mansour Karmouche garantiu que, independente das circunstâncias que culminaram no episódio de agressão, irá cobrar das autoridades competentes a apuração dos fatos e aplicação das sanções cabíveis.

O presidente da Subseção de Três Lagoas, Antonio Costa Corciolli, auxiliou o advogado que estava com graves ferimentos na face para que recebesse atendimento médico o mais rápido possível. A Seccional e a Subseção continuam acompanhando o caso. A OAB/MS solicita à Corregedoria da Polícia Civil que tome as providências necessárias e tenha rigor na apuração dos fatos.

A OAB/MS ressalta, mais uma vez, que não tolera a violação de prerrogativas profissionais ou abuso de autoridade, e que adotará medidas para que as mesmas sejam restabelecidas.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).