Cidades

INSEGURANÇA

Roubo de celulares alimenta comunicação ilegal de presos no Estado

Os aparelhos são os principais alvos de assaltantes na Capital

Redação

19/10/2016 - 04h00

O roubo de celulares está sendo a principal fonte alimentadora da comunicação ilegal de presos, que das celas dos estabelecimentos penais comandam crimes do lado de fora. Sem um sistema que consiga bloquear o sinal de telefonia móvel nos presídios e também sem uma segurança eficiente que impeça a chegada dos aparelhos às mãos dos detentos, a polícia reconhece que muitos dos crimes que ocorrem em Campo Grande são comandados de dentro das penitenciárias, especialmente, o tráfico de drogas, latrocínio (roubos com mortes) e assassinatos.

Na impossibilidade de compra de celulares novos e diante do risco constante de apreensões dentro dos presídios, os detentos lançam mão dos aparelhos roubados para manter a estrutura criminosa em funcionamento. As ocorrências de roubo têm apontado para essa demanda.

O secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, informou que das 5.607 denúncias de assalto registradas de janeiro a setembro deste ano, na Capital,  3.049, ou seja, 54,4%, envolveram especificamente os aparelhos de telefonia móvel. 

(*) A reportagem, de Renan Nucci e Thiago Gomes, está na edição de hoje do jornal Correio do Estado.

 

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).