Cidades

BR-262

Lideranças indígenas prometem bloquear rodovia contra medida da PEC 241

Paralisação começa pela manhã sem previsão de liberação da BR

Redação

25/10/2016 - 15h07

Com o objetivo de indeferir a municipalização da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), lideranças de comunidades de Miranda prometem bloquear a BR-262 a partir das 6h de amanhã (26). Termo está incluso na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que terá 2º turno votado hoje. Mais de 500 indígenas participarão do movimento, que é uma ação à nível nacional.

De acordo com o representante da Aldeia Moreira, cacique Olício da Silva, reivindicação visa impedir que a Sesai se extingua com a aprovação da PEC 241, que busca limite para o aumento de gastos públicos pelos próximos 20 anos.

“A Saúde indígena está passando por uma situação difícil e buscamos indeferir a PEC. Dentro do Sesai, temos médicos, dentistas e enfermeiros à nossa disposição e se for aprovado, tudo isso vai acabar e seremos prejudicados. Temos pessoas aqui que precisam muito da repartição”, disse o cacique ao Portal Correio do Estado.

Reivindicação começa pela manhã e ainda conforme Olício, não tem hora para se encerrar. "Enquanto estivermos no país, vamos lutar pelos nossos direitos, não só pelas demarcações de terras", concluiu.

PEC 241

A PEC 241 estabelece que as despesas da União (Executivo, Legislativo e Judiciário) só poderão crescer conforme a inflação do ano anterior. Pela proposta, a regra valerá pelos próximos 20 anos, mas, a partir do décimo ano, o presidente da República poderá propor uma nova base de cálculo ao Congresso.

Em caso de descumprimento, a PEC estabelece uma série de vedações, como a proibição de realizar concursos públicos ou conceder aumento para qualquer membro ou servidor do órgão.

Inicialmente, a Proposta de Emenda à Constituição estabelecia que os investimentos em saúde e em educação deveriam seguir as mesmas regras.

Diante da repercussão negativa e da pressão de parlamentares aliados, o Palácio do Planalto decidiu que essas duas áreas deverão obedecer ao limite somente em 2018.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).