Cidades

CAMPO GRANDE

Palpites sobre tema da redação do Enem são variados entre candidatos

Pessoas entrevistas pelo Portal Correio do Estado tem diversas opiniões

Redação

06/11/2016 - 11h46

Palpites sobre qual será o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, tão esperado e misterioso, por enquanto, são variados entre candidatos que fazem provas em Campo Grande.

Há também aqueles que sequer arriscam algum assunto. Como é o caso de Lilian Andréia de Souza, 36 anos. “Não faço ideia”, afirmou à reportagem do Portal Correio do Estado. Se alcançar nota, ela quer garantir vaga em Ciências Contábeis.

Já no ponto de vista do candidato Daniver Leonardo Mendes Benitez, 24 anos, o tema pode ser “Racismo e Igualdade de Gêneros”. “O assunto é bastante discutido e foi o que caiu na prova que fiz em vestibular”, sinalizou. Daniver foi aprovado recentemente em faculdade particular, no curso de Administração.

Falando em assuntos da atualidade, Paulo Henrique Bergo Domingues, 33 anos, que presta o Enem para teste de conhecimento, acredita que a redação possa ser sobre política ou ambientalismo. “Recém tivemos as eleições municipais. Neste ano também houve o impeachment da Dilma Rousseff. A reviravolta no meio político está relacionado a vários problemas sociais. Também tem a questão ambiental que acredito ser forte e que possa ser o tema”, ponderou.

PROVAS

Ontem foi o primeiro dia de provas que testaram conhecimentos em física e química, com maior ênfase em sociologia e filosofia. Neste domingo, serão cinco horas e meia para responder a 45 perguntas de matemática, 45 questões de linguagens e a prova de redação.

Em Mato Grosso do Sul, candidatos já chegam e portões das escolas onde o exame é aplicado fecham às 12h. No Estado, são cerca de 150 mil inscritos, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). No Brasil, 9,2 milhões.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).