Cidades

Mineração

Brasil precisa de grande empresas para apontar o rumo, diz ministro

Brasil precisa de grande empresas para apontar o rumo, diz ministro

Redação

17/12/2016 - 18h04
Notícia sem imagem

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse que o Brasil, em face do momento de "grande dificuldade" que vive, precisa de grandes empresas para "continuar nos liderando" e "apontar o rumo".

Coelho Filho representou o presidente Michel Temer na inauguração do complexo S11D, maior projeto de mineração do mundo, lançado pela Vale neste sábado (17). Temer cancelou a ida ao local na manhã deste sábado em razão do tempo chuvoso, que impossibilitou o pouso do avião presidencial.

O discurso do ministro foi um apelo ao empresariado para que volte a investir. Em meio a uma crise fiscal, o governo conta com a iniciativa privada para a retomada do crescimento econômico.

O investimento de empresas, porém, decepcionou o mercado com a divulgação dos resultados do PIB do terceiro trimestre.

"Precisamos agir, governo e iniciativa privada e todos aqueles que querem inaugurar um novo momento no Brasil", afirmou.

Em mais elogios ao setor privado, Coelho Filho ainda disse ser "obrigação" de qualquer ministro de Minas e Energia estar ao lado da Vale, que "principalmente depois que deixou de ser estatal" tocou a pauta de mineração sozinha.

O investimento da Vale no S11D foi o maior feito pela empresa no Brasil em uma década. A companhia, contudo, enfrentou dificuldades diante do cenário d incerteza e volatilidade do preço do minério, disse o presidente da mineradora, Murilo Ferreira.

Segundo ele, a empresa chegou a perder 80% em receitas na época do investimento do projeto em razão da queda do preço da tonelada de ferro.

"INCOMPETÊNCIA"

Para Breno Augusto dos Santos, 76, um dos geógrafos responsáveis pela descoberta das reservas minerais da Serra de Carajás, disse estar decepcionado com o impacto da mineração sobre o desenvolvimento do Brasil.

O país, que possui uma das maiores reservas mundiais, exporta minério de ferro, mas não industrializa.
"Em termos de mineração, [achei que o impacto seria] menor, e de desenvolvimento, maior. Não por culpa da Vale, mas de nós como nação", afirmou. "A culpa é da nossa incompetência como nação, minha inclusive."

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).