Qualificação de policiais militares que irão atuar nas viaturas que acompanharão o helicóptero da Polícia Militar durante operações de policiamento preventivo e ostensivo começou hoje, em Campo Grande. Implantação do policiamento aéreo está prevista para começar ainda neste mês.
De acordo com o coordenador-geral do Policiamento Aéreo da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), tenente coronel Rosalino Gimenez Filho, treinamento faz parte do cronograma da implantação da nova modalidade de policiamento.
Qualificação segue até o dia 9 de março, com objetivo de padronizar procedimentos operacionais, visando otimizar o emprego conjunto do helicóptero com as viaturas que realizam rondas.
“Nesta primeira fase, estão sendo capacitados 150 policiais de diversos batalhões e unidades especializadas da PM, que receberão uma capacitação específica e estarão aptos a atuarem em coordenação com a aeronave visando tirar o máximo de proveito durante as ocorrências e na execução do policiamento ostensivo e preventivo”, informou o tenente coronel.
Secretário da Sejusp, José Carlos Barbosa, disse que o objetivo é empregar o helicóptero diariamente em conjunto com as viaturas, principalmente nos horários e locais de maior incidência de crimes.
Aeronave também será utilizada em ações conjuntas com o Governo do Estado para combater crime organizado nas fronteiras com a Bolívia e Paraguai, segundo o secretário.