A Jamaica suspendeu o embargo à carne brasileira, após ter anunciado que deixaria de importar carne processada de todos os frigoríficos brasileiros após os desdobramentos da Operação Carne Fraca. A informação foi confirmada pelo Ministério da Agricultura nesta quinta-feira (6). Segundo a pasta, há expectativa de que os demais países do Caribe que suspenderam a importação do produto brasileiro sigam o posicionamento da Jamaica.
Segundo nota publicada no site da indústria, comércio e agricultura da Jamaica, o país verificou que a carne processada comprada pela Jamaica não foi comprometida e que com a decisão de abrir o mercado, os estoques que estavam em quarentena no país serão liberados.
A Operação Carne Fraca desvendou um esquema de corrupção de fiscais agropecuários em 21 frigoríficos brasileiros, ocasionando o bloqueio total ou parcial de importação de carne brasileira em diversos países. Os principais importadores já anunciaram a liberação da compra, como China e Hong Kong.
A União Europeia suspendeu a compra de carne dos 21 frigoríficos investigados na operação, mas já comunicou que enviará, após a Páscoa, inspetores europeus para uma vistoria nos frigoríficos brasileiros.