Cidades

retroativo

Câmara de Vereadores vai recorrer de decisão sobre Cosip

Departamento jurídico ainda analisa como será feito pedido

Redação

26/05/2017 - 06h00

A Câmara de Vereadores vai recorrer da decisão do Tribunal de Justiça que considerou inconstitucional a lei municipal que proibiu a cobrança da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip) entre julho de 2016 e janeiro deste ano, em Campo Grande.

Procurador da Casa de Leis, Luiz Gustavo Lazzari, explicou que ainda estuda a melhor forma de recurso, seja por meio de embargo, que pode ser impetrado no próprio Tribunal de Justiça, seja por meio de recurso extraordinário, que deve ser levado ao Supremo Tribunal Federal (STF). “Queremos mostrar que não existe inconstitucionalidade na lei”, sustentou.

A Lei Complementar Municipal n° 285, de 22 de julho de 2016, determinava a suspensão da cobrança da Cosip pelo prazo de 180 dias.

O ex-prefeito Alcides Bernal (PP) entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) e, no dia 4 de maio, houve decisão que determinou que a lei aprovada pelos vereadores feria a Constituição Federal.

A mesma decisão obriga que os seis meses em que a contribuição não foi recolhida – cujos recursos arrecadados devem ser aplicados exclusivamente em investimentos na iluminação pública – devem ser cobrados de forma retroativa.

O setor jurídico da prefeitura estuda a melhor forma de fazer essa cobrança e na segunda-feira se reúne com a Energisa para definir o caso. 

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).