Cidades

MUNDO

Homem-bomba de Manchester se radicalizou no Reino Unido em 2015

Homem-bomba de Manchester se radicalizou no Reino Unido em 2015

Redação

08/06/2017 - 14h28

O homem-bomba que matou 22 pessoas em um show em Manchester no mês passado se radicalizou em 2015 enquanto morava no Reino Unido, disse seu irmão a investigadores de contraterrorismo líbios em Trípoli.

Hashem, irmão de Salman Abedi, também disse que ele comprou equipamento para o ataque no Reino Unido, embora não soubesse onde ele seria realizado, disse à Reuters Ahmed Bin Salem, porta-voz da Força Especial de Dissuasão de Trípoli (Rada).

A Rada é uma força de contraterrorismo alinhada ao governo de Trípoli, que tem apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). Ela deteve o pai de Salman Abedi, Ramadan, e seu irmão mais novo, Hashem, nos dias seguintes ao atentado, e os está interrogando, assim como outros familiares.

"Hashem disse que ele e Salman conheceram a ideologia do Daesh [Estado Islâmico] em Manchester em 2015 pela internet e por alguns amigos no Reino Unido", disse Bin Salem.

"Ele acrescentou que eles costumavam assistir vídeos e que se solidarizavam com crianças da Síria e queriam fazer algo para ajudar o Daesh."

Salman e Hashem voaram para a Líbia no dia 18 de abril, informou Bin Salem. Salman voltou para Manchester cerca de uma semana antes do ataque depois de dizer aos pais que iria fazer uma peregrinação à Meca.

"Hashem disse que ele comprou para Salman todas as coisas necessárias para o ataque no Reino Unido e acrescentou que Salman planejava realizar um ataque, mas ele não sabia onde", disse Bin Salem, que ainda informou que Salman ligou para Trípoli em 15 de maio para "dizer adeus à sua família antes do ataque".

Saúde Sob Auditoria

Prefeitura tem 15 dias para explicar R$ 71 milhões da saúde em Campo Grande

Auditoria federal aponta inconsistências e possível devolução de recursos; Câmara cobra documentos e plano para corrigir falhas.

05/11/2026 17h06

use a fachada da Sesau na capa e mantenha a foto de Papy com Dr. Victor Rocha no meio da reportagem, próximo ao trecho sobre o ofício enviado à Prefeitura.

use a fachada da Sesau na capa e mantenha a foto de Papy com Dr. Victor Rocha no meio da reportagem, próximo ao trecho sobre o ofício enviado à Prefeitura. Foto: Arquivo Correio do Estado.

Continue Lendo...

Meio Ambiente

Rio Paraguai cai abaixo de 1 metro em Ladário e mantém alerta de seca no Pantanal

Nível chegou a 89 centímetros, 38 centímetros abaixo da medição de outubro; Imasul também aponta recuo nos rios Miranda e Taquari

05/11/2026 16h07

Rio Paraguai cai abaixo de 1 metro em Ladário e mantém alerta de seca no Pantanal

Rio Paraguai cai abaixo de 1 metro em Ladário e mantém alerta de seca no Pantanal Carlos Timoteo/Imasul

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).