Cidades

equipamento parado

Prefeitura entra com embargo no TCE para instalação de lâmpadas de LED

Foram 4.241 lâmpadas instaladas, das 20.367 compradas

Redação

28/06/2017 - 15h17

Prefeitura Municipal de Campo Grande entrou com embargo de declaração no Tribunal de Contas do Estado (TCE) pedindo a liberação para instalar pouco mais de 16 mil lâmpadas de LED, que foram compradas e estão no estoque da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep). Lâmpadas custatam R$ 20 milhões aos cofres públicos.

Das 20.36 7lâmpadas compradas, apenas 4.241 foram instaladas. Na solitação encaminhada ao TCE, prefeitura anexou reportagens divulgadas que indicam suposta falência da empresa responsável pelo fornecimento das lâmpadas, a Solar Distribuidora e Transmissão S.A. Contrato com a companhia foi firmado na gestão do ex-prefeito Alcides Bernal (PP).

“Nós tememos que o prejuízo seja ainda maior caso a gente devolva estas lâmpadas. Corremos o risco de devolver e não receber o dinheiro de volta. Não estamos pedindo que os responsáveis por eventuais prejuízos não sejam punidos, mas queremos evitar um prejuízo ainda maior”, justificou o controlador-geral de Fiscalização e Transparência, Evandro Bandeira.

RISCO DE PREJUÍZO

Na solicitação, a prefeitura atenta para possível risco de deterioração das lâmpadas, ainda que estejam acondicionadas em containers.

“Não são necessários grandes esforços de argumentação para se demonstrar que as luminárias de LED são artigos eletrônicos de fácil deterioração se sujeitos às intempéries a que ficaram sujeitos, podendo, dentro em breve, se tornar inúteis para utilização no serviço essencial de iluminação pública", informa trecho do pedido.

Ainda conforme o requerimento, "a impossibilidade de utilização das luminárias de LED nos serviços de iluminação píblica pelo município está causando sérios e irreparáveis prejuízos não somente ao erário, posto que foram todas elas devidamente pagas, mas atingindo também a própria população que está sendo privada da utilização desse serviço essencial".

DECISÃO DO TCE

No dia 21 de junho, o Tribunal Pleno do TCE aprovou  o voto do conselheiro-relator Ronaldo Chadid, proibindo a instalação das lâmpadas, mantendo suspenso o contrato feito pela antiga gestão.

Eles ainda solicitaram que os autos fossem remetidos ao Ministério Público de Contas para “adoção das providências junto ao Ministério Público Estadual, destinadas, dentre outras, a apuração de crime de prevaricação, improbidade administrativa e infração político-administrativa, praticados pelo ex-prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, e pelos demais agentes públicos e particulares que eventualmente tenham contribuído para a perpetração das irregularidades e crimes identificados”.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).