Cidades

Na reserva

Polícia Militar vai terminar 2017 com efetivo 10% menor

Até o fim deste ano, 530 militares estarão aposentados

O ano ainda não acabou, mas deve fechar com prejuízo de 10% no efetivo da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, que já sofre com o deficit de pelo menos cinco mil servidores. Segundo a Associação de Cabos e Soldados da PM e Bombeiros (ACS/MS), a corporação iniciou 2017 com aproximadamente 5.300 policiais, mas no primeiro semestre perdeu 250, aposentados, e outros 280 já entraram com pedido de reserva que deve ser aprovado até dezembro. 

Nos últimos três anos, a categoria perdeu 1.500 servidores, que é praticamente o dobro do total convocado no último concurso público, realizado em 2013.

Segundo Edmar Soares da Silva, presidente da ACS/MS, a média é de 50 pedidos de reserva por mês. O cenário é reflexo das mudanças na regra para obtenção da aposentadoria anunciadas pelo governo federal. 

Com medo de ser prejudicada, a categoria tenta adiantar os procedimentos burocráticos para obtenção do benefício garantido por lei. “O efetivo está velho. Isso porque o governo do Estado não investe no servidor e, além disso, demora para liberar algumas aposentadorias, prejudicando o policial que trabalhou mais de 30 anos, como forma de não reduzir drasticamente o efetivo”, disse. 

* Leia a reportagem, de Renan Nucci, na edição de hoje do jornal Correio do Estado.

 

JUDICIÁRIO

Fábio Possik Salamene toma posse como desembargador do TJMS

Promovido por merecimento, magistrado tem 27 anos de carreira e assume a vaga deixada pela aposentadoria de Lúcio Raimundo da Silveira

05/11/2026 17h18

Fábio Possik Salamene tomou posse administrativa como desembargador do TJMS nesta quinta-feira (5)

Fábio Possik Salamene tomou posse administrativa como desembargador do TJMS nesta quinta-feira (5) Divulgação/TJMS

Continue Lendo...

Saúde Sob Auditoria

Prefeitura tem 15 dias para explicar R$ 71 milhões da saúde em Campo Grande

Auditoria federal aponta inconsistências e possível devolução de recursos; Câmara cobra documentos e plano para corrigir falhas.

05/11/2026 17h06

use a fachada da Sesau na capa e mantenha a foto de Papy com Dr. Victor Rocha no meio da reportagem, próximo ao trecho sobre o ofício enviado à Prefeitura.

use a fachada da Sesau na capa e mantenha a foto de Papy com Dr. Victor Rocha no meio da reportagem, próximo ao trecho sobre o ofício enviado à Prefeitura. Foto: Arquivo Correio do Estado.

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).