Cidades

Videomonitoramento

Projeto que prevê desconto no IPTU para quem tiver câmera em casa é aprovado

Agora, documento vai para sanção do prefeito Marcos Trad

Redação

08/02/2018 - 12h05

O Projeto de Lei que prevê descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para quem instalar câmeras de videomonitoramento em casa ou no comércio foi aprovado hoje, por unanimidade, em segunda votação na Câmara Municipal de Campo Grande. Agora, o documento vai para sanção do prefeito Marcos Trad (PSD).

De autoria dos vereadores André Salineiro (PSDB) e Otávio Trad (PTB), o projeto denominado “Cidade Vigiada” pode dar descontos de até 15% no imposto para quem aderir.

“Na minha opinião, é o projeto mais importante para população no quesito Segurança Pública. Como na prática muitos crimes são desvendados utilizando as imagens fornecidas por particulares, a gente resolveu estimular isso. Além de ajudar a inibir crimes, somente com a presença das câmeras ali”, explicou Salineiro.

“A contrapartida é a população auxiliar na Segurança Pública, que é um desejo de todos. Não é uma isenção, é um desconto, que será para poder auxiliar a desvendar crimes e ajudar as autoridades policiais”, resumiu Otávio Trad.

Para participar, caso seja aprovado pelo prefeito, o cidadão deve seguir alguns requisitos também. “Há um plano de acordo, onde a pessoa se compromete a fornecer as imagens para as autoridades públicas como delegado, juiz, prefeitura. O sistema tem que ter um poder de gravação também, tem que seguir alguns moldes, uma exigência mínima”, completou o vereador do PSDB.

Quem vai regulamentar o projeto será o próprio Executivo municipal, como o valor do desconto e os critérios para participar. “A prefeitura vai regulamentar. Um fiscal pode ir até a casa da pessoa e avalia o material, por exemplo. Ou a pessoa pode se cadastrar e o fiscal vai até lá. Depende como a prefeitura deve fazer

Em crise e sempre alegando falta de dinheiro, a chance da prefeitura querer barrar o projeto não é descartada, por se tratar de uma redução na arrecadação do IPTU. Mas, conforme Salineiro, há uma justificativa. “A gente tem um contraponto se alegarem renúncia de receita. É também a isenção do ISS às empresas de ônibus que foi votada e aprovada. Ele está isentando para a população nesse caso e não para uma empresa”, concluiu.

infiltrados

Gaeco aponta novo grupo de elite da polícia envolvido com o tráfico de drogas

Nova etapa de apuração identifica cooptação de homens de unidades operacionais para facilitar o escoamento de cocaína

06/11/2026 08h20

Delegado Guilherme Scucuglia Cezar foi alvo de busca e apreensão em operação do Gaeco ontem

Delegado Guilherme Scucuglia Cezar foi alvo de busca e apreensão em operação do Gaeco ontem Foto: Marcelo Victor

Continue Lendo...

INFRAESTRUTURA

Guanandi II terá asfalto e drenagem em 12 vias com investimento de R$ 8,6 milhões

Serviços começaram pela Rua Itarumã e têm prazo de até 240 dias; outra etapa, estimada em R$ 7,7 milhões, está em tramitação

06/11/2026 08h04

Rua Itarumã recebe os primeiros serviços de drenagem da etapa que prevê obras em 12 vias do Guanandi II

Rua Itarumã recebe os primeiros serviços de drenagem da etapa que prevê obras em 12 vias do Guanandi II Divulgação/PMCG

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).