Cidades

exército na rua

Senadores criticam anúncio de intervenção no estado do Rio de Janeiro

Senadores criticam anúncio de <br>intervenção no estado do Rio de Janeiro

Redação

16/02/2018 - 21h03

Os senadores reagiram em plenário ao anúncio de intervenção na segurança pública no Rio de Janeiro. Os parlamentares cobraram mais investimentos no setor e disseram que a medida impede a votação da Reforma da Previdência.

Com a medida, as Forças Armadas devem assumir o comando das polícias civil e militar no Estado. A decisão busca conter o aumento da violência. A senadora Ana Amélia (PP-RS) lembrou que o próprio governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, admitiu falhas no planejamento e no combate à criminalidade durante o carnaval.

Ana Amélia explicou que, durante a intervenção, o Congresso Nacional não poderá votar propostas de mudança na Constituição, como a Reforma da Previdência, e considerou a ação extrema e preocupante.

“Nesse caso, uma força tarefa poderia resolver o problema sem recorrer a uma força extrema que uma decretação de intervenção no Estado, sob comando militar. É preciso também, do ponto de vista institucional, que esta intervenção tenha prazo muito curto para evitar contaminação das Forças Armadas.”

Já a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) defendeu que o Exército, a Marinha e a Aeronáutica não devem fazer o policiamento das ruas. Ela lamentou os cortes no orçamento da segurança pública e na vigilância das fronteiras. Gleisi acredita que a intervenção foi anunciada para desviar o foco da Reforma da Previdência, uma bandeira do governo que não tem votos suficientes no Congresso.

“O governo, inteligentemente, safadamente, resolve aceitar um pedido de intervenção militar do Rio de Janeiro, exatamente, exatamente, pra desviar a atenção e não precisar votar a Reforma da Previdência. É esta a realidade que nós estamos vivendo no país hoje.”

Se o decreto presidencial for aprovado pelos deputados e senadores, a intervenção no Rio de Janeiro será a primeira desde a Constituição de 1988.

Aplicativo

Serviços digitais do Detran-MS ficam fora do ar a partir de amanhã

Portal, aplicativo e assistente virtual serão suspensos às 16h e têm previsão de retorno às 7h30 de segunda-feira (9), durante manutenção tecnológica

06/11/2026 14h08

Pessoa mexendo no site do Detran-MS, com instabilidades nesta segunda-feira (24)

Pessoa mexendo no site do Detran-MS, com instabilidades nesta segunda-feira (24) Marcelo Victor

Continue Lendo...

Trânsito

Quatro ruas têm bloqueios por eventos e obras neste sábado na Capital

Interdições atingem três regiões da Capital; trecho da Rua Afonso Celso permanece fechado até 20 de novembro para obras de drenagem

06/11/2026 13h33

Agente de trânsito da Agetran pelas ruas de Campo Grande

Agente de trânsito da Agetran pelas ruas de Campo Grande Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).