Cidades

AÇÃO

Assembleia promoverá Dia D de combate à tuberculose nos presídios

Especialistas discutirão situação atual e medidas de combate à doença

Redação

25/03/2018 - 03h00

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul promoverá nesta segunda-feira (26), às 14h, no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, o Dia D de Combate à Tuberculose no Sistema Penitenciário Estadual.

Representantes da área da saúde, de entidades de classe, de instituições de ensino e servidores das unidades carcerárias participarão de uma palestra com o pesquisador Júlio Henrique Rosa Croda, da Universidade da Grande Dourados (UFGD).

A proposição foi feita pelo presidente da Casa, Junior Mochi (PMDB), autor da Lei 5.001, de 26 de maio de 2017, que institui no Estado o Dia D de Combate à Tuberculose no Sistema Penitenciário.

"A tuberculose está entre as doenças infecciosas que mais mata no Brasil. O cenário é ainda mais grave quando se trata dos presídios, pois a doença se dissemina diante das condições precárias de higiene, de ventilação e de iluminação solar nas celas. Precisamos advertir os gestores e profissionais sobre a necessidade de intensificar as ações para detecção precoce dos casos, triagens anuais, oferta de teste molecular rápido e tratamento mais ativo da forma latente da doença", explicou o presidente.

No Brasil, a cada ano são notificadas aproximadamente 70 mil ocorrências da doença e 4,5 pessoas morrem em decorrência da enfermidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que esforços conjuntos devem ser somados para se alcançar a meta de eliminação da tuberculose até o ano de 2035.

Em Mato Grosso do Sul, os pesquisadores identificaram que a taxa de tuberculose latente em pessoas que nunca foram encarceradas e estavam no primeiro mês de aprisionamento era de 7,9% para homens e 8,3% para mulheres, demonstrando que a prevalência da doença é relativamente baixa na comunidade de uma forma em geral. Entretanto, após um ano de encarceramento, foi constatado que 26% dos que não tinham a tuberculose latente e foram privados da liberdade adquiriram a doença dentro das prisões nas cinco maiores cidades do Estado.

Os pesquisadores detectaram ainda que 54% da bactéria do gênero Mycobacteirum Tuberculosis identificados na zona urbana de Dourados estavam relacionados com os casos identificados no presídio estadual do município.

DEMAIS EVENTOS

O encontro de trabalho da Frente Parlamentar para a Regularização Fundiária no Estado de Mato Grosso do Sul será realizado na terça-feira (27/3), a partir das 14h, no Plenarinho. Serão discutidas ações que propiciem agilidade e segurança nos processos, tanto que abrangem a área rural quanto urbana. Pela manhã acontece a sessão plenária, a partir das 9h. 

Quarta-feira (28), às 8h, no Plenarinho, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) estará reunida para apresentar a análise dos aspectos legal e constitucional dos projetos em tramitação na Casa de Leis. Barbosinha (PSB), Renato Câmara (PMDB), Lidio Lopes (PEN), Professor Rinaldo (PSDB) e Cabo Almi (PT) são os membros titulares. Logo em seguida, acontece a sessão plenária. 

A Frente Parlamentar em Defesa aos Direitos da Pessoa Idosa segue os trabalhos às 14h de quarta-feira, no Plenarinho. Criada pelo deputado Renato Câmara em 2015, a Frente tem como objetivo discutir, propor e ampliar projetos em conjunto com as instituições, órgãos, entidades e sociedade civil em geral, proporcionando a garantia dos direitos da pessoa idosa.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).