Pessoas com mais de 40 anos poderão fazer o teste rápido para diagnosticar hepatite C na Unidade Básica de Saúde (UBS) Tiradentes e em um trailer instalado na Praça Ary Coelho, entre os dias 28 e 30 de abril e 5 e 6 de maio, em Campo Grande.
Teste será oferecido durante campanha de vacinação contra a Influenza e meta é realizar três mil testes durante o período.
De acordo com a Prefeitura da Capital, Campo Grande é uma das sete cidades que foram escolhidas para participar do projeto piloto de pesquisa organizada pela médica infectologista Andréia Lindenberg, que tem como objetivo oferecer uma janela de oportunidade por meio de um método rápido e simples de diagnosticar a hepatite C.
Conforme a pesquisadora, durante a campanha de vacinação contra a Influenza, será ampliado o acesso aos testes de hepatite, “indo até onde há grande procura pela vacina por pessoas acima de 40 anos”.
Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Mariah Barros, afirma que é “uma ótima oportunidade para a população que estiver dentro do público elegível aproveitar para tomar a vacina e verificar a condição sorológica para Hepatite C”.
A DOENÇA
A hepatite C é uma doença silenciosa e pode ficar anos sem manifestar sintomas, podendo evoluir para câncer, cirrose e até levar à morte. A
té 1993, não havia teste para a detecção da Hepatite C e muitas pessoas foram infectadas por transfusão de sangue e compartilhamento de material para injeção. Por isso, recomenda-se o teste para pessoas a partir dos 40 anos.
Não existe vacina contra a hepatite C, mas para evitar a doença é recomendado não compartilhar com outras pessoas nada que possa ter entrado em contato com sangue, como seringas, agulhas e objetos cortantes.
Entre as vulnerabilidades individuais e sociais, devem ser considerados o uso de álcool e outras drogas e a falta de acesso à informação e aos insumos de prevenção, como preservativos, cachimbos, seringas e agulhas descartáveis.