Uma propriedade rural foi multada nesta sexta-feira (13), por armazenar embalagens e agrotóxicos de forma irregular, além de contaminar solo com derramamento de material combustível. O flagrante foi feito pela Polícia Militar Ambiental (PMA) de Batayporã, durante fiscalização ambiental de rotina.
Conforme ocorrência dos militares, as embalagens e agrotóxicos constituídos de tambores plásticos, caixas e sacolas estavam acomodadas na parte interna de um barracão, em contato direto com o solo e exposta a intempéries.
Outra infração grave foi a comprovação de defensivos agrícolas derramado em vários pontos internos do local, aumentando riscos de contaminação do solo, pessoas e animais. As placas de aviso sobre materiais de risco não estavam fixadas e a destinação das embalagens dos produtos perigosos contrariava as normas técnicas e a legislação ambiental, bem como a bula dos próprios produtos.
Nas imediações do depósito dos agrotóxicos, os policiais localizaram um tanque para armazenamento de material combustível, do qual havia vazado grande quantidade de óleo queimado, com contaminação do solo. Além disso, o fazendeiro funcionava um pequeno posto com uma bomba de abastecimento, fora das normas técnicas e sem a licença ambiental. No local também havia inclusive vazamento de óleo diesel no solo.
O proprietário da fazenda de 37 anos, residente em São Paulo (SP), foi notificado a tomar providências para a destinação adequada dos produtos e resíduos perigosos, conforme determina a legislação e para remoção dos produtos combustíveis no solo e legalização do posto de abastecimento. A PMA também confeccionou um auto de infração administrativo e arbitrou multa de R$ 30 mil contra o infrator.
*Com informações do Jornal da Nova