Cidades

Aperfeiçoamento

Abertas inscrições para oficinas gratuitas na Biblioteca Pública Isaias Paim

Abertas inscrições para oficinas gratuitas <br> na Biblioteca Pública Isaias Paim

Redação

04/06/2018 - 11h27
Notícia sem imagem

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) informa que estão abertas as  inscrições para oficinas gratuitas na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim. O projeto é voltado a professores e inclui quatro tipos de oficinas, que acontecem no dia 9 de junho.

Os seguintes temas serão abordados: Contação de Histórias; Educação Musical e Folclore; Toro Candil – a cultura da fronteira; Construção de Brinquedos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pessoalmente na Biblioteca Pública Dr. Isaias Paim, que fica no segundo andar do Memorial da Cultura e da Cidadania: avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 Centro.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e sábados, das 8h às 13h. Informações pelos telefones (67) 3316-9161 / 9175 ou (67) 99251-4781 (Marlei Sigrist).

Confira os detalhes de cada oficina:

A oficina de Contação de Histórias oferece modos de introduzir e desenvolver contação de histórias para crianças a partir da ludicidade e encantamento. Será realizada das 8h às 11h, na sala Acessibilidade, da Biblioteca. São oferecidas 15 vagas. A ministrante é a professora Michelly Dominiq, graduada em Teatro e contadora de histórias.

A de Educação Musical e Folclore propõe um diálogo sobre a cultura popular com foco no folclore e a música, buscando uma prática educacional singular para utilização em sala de aula. Será realizada das 8h às 11h, na sala do Leitor, da Biblioteca. São oferecidas 25 vagas. Os ministrantes são a professora Angela Colognes, graduada em Música e pós-graduada em Ensino da Arte, e o professor Leonn Gondin, graduado em Artes Visuais e animador cultural.

A oficina de Toro Candil – a cultura da fronteira pretende dar a conhecer a manifestação do “El Toro Candil” por meio de atividades plásticas e maneiras de construir e brincar o “El Toro Candil”. Será realizada das 8h às 11h e das 14h às 17h, na sala Acervo Infantil, da Biblioteca. São oferecidas 15 vagas. A ministrante é a professora Ivonete Simocelli, graduada em Educação Artística, pós-graduada em Organização Pedagógica, vice-presidente da CSMFL, coordenadora do Grupo Camalote e Agente Cultural.

A de Construção de Brinquedos propõe a prática da criação de brinquedos infantis a partir de material reciclável. O brinquedo popular é peça fundamental para o desenvolvimento intelectual e coordenação motora da criança. Será realizada das 8h às 11h e das 14h às 17h, na sala Auditório, da Biblioteca. São oferecidas 15 vagas. O ministrante é o professor Maurício Aguiar, graduado e pós- graduado em Educação Física.

Sobre a Estação Folclore

Estação Folclore é um espaço cultural que reúne as atividades relativas à Cultura Popular Tradicional – o Folclore e organizações sociais voltadas à pesquisa e promoção do Folclore.

A Estação foi criada pela Comissão Sul-mato-grossense de Folclore-CSMFL para dar visibilidade às tradições da fronteira Oeste brasileira, valorizando, também as manifestações nacionais e internacionais.

EDUCAÇÃO

Pelo computador e sem redação, universitária relata experiência diferente no dia do Enem

Ana Letícia, de 26 anos, afirma ter participado de pesquisa voltada a ingressantes no ensino superior, em Campo Grande

08/11/2026 16h30

Ana Letícia contou que respondeu às questões pelo computador, em laboratório de informática, e não fez redação

Ana Letícia contou que respondeu às questões pelo computador, em laboratório de informática, e não fez redação Gerson Oliveira

Continue Lendo...

Saneamento

Rede de esgoto põe fim a anos de transtornos e leva paz a moradora da Capital

Rosangela conviveu com fossa rasa e gastos frequentes na Vila Sílvia Regina; ETE Imbirussu trata 9,5 milhões de litros de esgoto por dia

08/11/2026 16h00

Rede de esgoto põe fim a anos de transtornos e leva paz a moradora da Capital

Rede de esgoto põe fim a anos de transtornos e leva paz a moradora da Capital Reprodução/ÁGUAS GUARIROBA

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).