Cidades

LAVA-JATO

Fachin libera recurso de Lula para STF julgar

Fachin libera recurso de Lula para STF julgar

Redação

15/06/2018 - 22h00
Notícia sem imagem

O ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal) liberou para julgamento um recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra sua prisão.

Na decisão, desta sexta-feira (15), Fachin pede para o ministro Ricardo Lewandowski, presidente da segunda turma do tribunal, colocar o caso na pauta do dia 26 de junho.

O colegiado analisa os processos da operação Lava Jato e tem perfil garantista, em favor do réu. A segunda turma do STF é composta pelos ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Celso de Mello, além de Lewandowski e Fachin.

De acordo com a defesa do petista, ele não poderia ter sido preso porque o processo não foi concluído na segunda instância.

Por isso, a defesa pede para que o STF suspenda os efeitos da decisão do TRF-4 (Tribunal Regional Federal) até que o caso transite em julgado, quando não há mais possibilidade de recurso.

O Supremo já negou outros recursos de Lula.

No começo do ano, Fachin remeteu ao plenário –não à segunda turma– um pedido de habeas corpus de Lula. Naquela ocasião, no entanto, ele apontou uma divergência de entendimentos entre as turmas e disse que o caso deveria ser discutido por todos os ministros do STF.

O petista está preso desde 7 de abril, depois de ser condenado e de ter um recurso rejeitado pelo TRF-4, a segunda instância da Lava Jato. Ele foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP).

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).