Cidades

TOMBAMENTO

Imóvel localizado em área central é tombado pelo valor arquitetônico

Moradia particular recebeu parecer positivo de conselho

Aline Oliveira

22/08/2018 - 14h30

A prefeitura de Campo Grande, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) publicou nesta quarta-feira (22), o tombamento do imóvel "Vivenda Ignácio Gomes", localizado na Rua Antônio Maria Coelho, 1334, na área central da cidade. 

O parecer positivo se deve ao valor arquitetônico da construção e entre as exigências que deversão ser cumpridas, mediante lei municipal nº 3.525, de 1998, estão: informar ao conselho caso seja efetivado processo de alienação, os bens tombados não poderão ser destruídos, mutilados ou transformados, ou ainda reparados, pintados ou restaurados, sob pena de multa correspondente ao dobro do dano causado no imóvel. 

Em caso do proprietário não dispor de recursos para proceder às obras de conservação e reparação reclamadas, deve comunicar a municipalidade sobre quais reformas devem ser realizadas. Comprovada a necessidade das obras, ficará a cargo do poder executivo, a execução dos reparos. 

CARACTERÍSTICAS 

De acordo com o arquiteto Ângelo Arruda, o estilo do imóvel tombado é chamado de eclético e foi implantado na década de 1920, data provável de construção da Vivenda. 

"Foram os construtores práticos, chamados de “frentistas”, que introduziram esse estilo - o ecletismo-, em Campo Grande e vários desses edifícios ainda se espalham pela cidade, alguns em estado precário de conservação e descaracterização e outros bem conservados", esclareceu o especialista, em seu portal sobre arquitetura.

A residência foi construída pelo espanhol, Inácio Gomes, e as características particulares do estilo eclético possibilitaram o estudo e análise da técnica. 

 

 

Eleições 2026

Eleitor que faltou no 2º turno tem até 8 de janeiro para justificar o voto

Pessoas, de 18 a 69 anos, que viajaram, mudaram de cidade, ficaram doentes ou por qualquer outro motivo deixaram de votar, devem justificar o voto

05/11/2026 10h25

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica Paulo Ribas

Continue Lendo...

INFILTRADOS 2

Policiais civis são alvos de operação que investiga desvio de droga

Nove policiais da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) foram alvos de medidas cautelares nesta nova fase

05/11/2026 09h45

Operação Infiltrados investiga o desvio de drogas dentro da Defron

Operação Infiltrados investiga o desvio de drogas dentro da Defron Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).