Cidades

Justiça

Segundo julgamento sobre morte de delegado aposentado será amanhã

Antônio Benites Cristaldo será julgado na 2ª Vara do Tribunal do Júri

Redação

28/08/2018 - 08h48

Um dos acusados pelo assassinato do delegado aposentado Paulo Magalhães de Araújo, Antônio Benites Cristaldo será julgado na manhã desta quarta-feira (29), a partir das 8 horas, na 2ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande. Ele deveria ter ido a júri há duas semanas, juntamente com o guarda municipal José Moreira Freires, outro réu que foi condenado a 18 anos de prisão, no entanto, teve o julgamento adiado a pedido da defesa, uma vez que os advogados haviam sido constituídos poucos dias antes e não tiveram tempo suficiente para analisar todo o conteúdo do processo. 

Cristaldo é acusado de ter usado um veículo Fiat Pálio para escoltar José e Rafael Leonardo dos Santos, que estavam em uma moto e executaram a vítima. O crime foi em 2013 e, naquele mesmo ano, Rafael foi encontrado morto. O julgamento de José ocorreu no último dia 15, cinco anos depois, pela 2ª Vara do Tribunal do Júri. Ele foi condenado a 18 anos de prisão em regime fechado. No entanto, como está amparado por habeas corpus, o juiz responsável pelo caso determinou que ele poderá recorrer em liberdade, com uso tornozeleira eletrônica. 

O CRIME

Paulo Magalhães estava dentro do carro, um Land Rover, aguardando a filha sair da escola, na Rua Alagoas, quando José Moreira Freires, que estava na garupa de uma motocicleta, passou pelo local e disparou várias vezes contra o delegado. Antônio Benites Cristaldo escoltava o atirador e o piloto da motocicleta, Rafael Leonardo dos Santos, em um Fiat Palio para garantir o sucesso na execução. Rafael foi encontrado morto meses depois, no lixão da Capital. Suspeita é que o crime foi encomendado, mas não foi esclarecido quem seria o mandante. 

Segundo informações, o planejamento e execução do crime teriam envolvido cifras altíssimas, até mesmo pelo fato de a vítima ser um delegado aposentado e dadas às denúncias contra diversas pessoas, desde políticos até integrantes do Judiciário.Magalhães também fazia denúncias pelo seu site Brasil Verdade. Julgamento chegou a ser marcado para o dia 4 de fevereiro de 2015, mas foi suspenso por conta de recurso da defesa, que pedia a anulação da sentença de pronúncia, proferida no dia 30 de outubro de 2014. Recurso foi negado pela 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no dia 18 de abril deste ano.

Pelo fato de estar amparado por habeas corpus, acusado aguardou julgamento em liberdade. Freires foi condenado por homicídio qualificado por recurso que dificulte a defesa da vítima e mediante promessa de recompensa ou outro motivo torpe. Cristaldo responde pelo mesmo crime e também por usar de violência ou grave ameaça contra autoridade ou qualquer outra pessoa que é chamada a intervir em processo judicial, pois teria ameaçado três testemunhas.
 

facções

Guerra entre Comando Vermelho PCC chega à Máxima e um morre

Jackson da Rosa Fernandes morreu no mês passado no presídio e a suspeita é de que o crime seja resultado do conflito

06/11/2026 07h45

Guerra entre Comando Vermelho PCC chega à Máxima e um morre

Guerra entre Comando Vermelho PCC chega à Máxima e um morre Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

chefão do CV

Justiça barra recurso e Marcinho VP continuará no presídio federal de Campo Grande

Defesa questionou decisão que determinou a permanência do traficante no sistema penitenciário federal, mas recurso não foi admitido por não preencher requisitos legais

05/11/2026 18h58

Marcinho VP está preso no Presídio Federal de Campo Grande

Marcinho VP está preso no Presídio Federal de Campo Grande Reprodução/TV Record

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).