Por conta do tempo seco, Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para 59 cidades de Mato Grosso do Sul, incluindo a Capital, onde os índices de umidade relativa do ar devem ficar entre 12% e 20%, considerado estado de alerta.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um nível considerado aceitável deve estar acima de 30%, abaixo disso já é prejudicial a saúde.
Os principais problemas decorrentes da baixa umidade relativa do ar são complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.
A orientação é para a população suprimir exercícios físicos e trabalho ao ar livre entre as 10h e 16h; umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água; permanecer sempre que possível em locais protegidos do sol, usar soro fisiológico nos olhos e narinas, evitar aglomerações de pessoas e beber bastante água.