Cidades

ELEIÇÕES 2018

Ultradireita no Brasil contesta embaixada alemã sobre nazismo

Ultradireita no Brasil contesta embaixada alemã sobre nazismo

Redação

16/09/2018 - 22h30
Notícia sem imagem

Um vídeo publicado pela Embaixada da Alemanha no Brasil há dez dias em suas redes sociais viralizou no cenário de polarização política no Brasil.

Concebido para divulgar a história da Alemanha, informa que os alemães "são ensinados a confrontar os horrores do Holocausto" - o extermínio sistemático de judeus pelo regime nazista.

O vídeo mostra que o nazismo é uma ideologia de extrema-direita e cita o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Mass: "Devemos nos opor aos extremistas de direita, não devemos ignorar, temos que mostrar nossa cara contra neonazistas e antissemitas".

A afirmação despertou militantes de direita brasileiros que acreditam que o nazismo seria um movimento de esquerda porque o partido liderado por Aldolf Hitler se chamava, oficialmente, Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães.

Os manifestantes argumentam que a centralização de poder exercida por Hitler seria típica da esquerda - o que ignora outros exemplos históricos, como o da Itália e os das ditaduras sul-americanas dos anos 1960 e 1970.

Entre os comentários, há aqueles que negam o massacre de 6 milhões de judeus.

"O Holocausto é um fato histórico, com provas e testemunhas que podem ser encontradas em muitos lugares da Europa", respondeu a embaixada. Até este domingo (16), o vídeo teve 680 mil visualizações e 11 mil compartilhamentos.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).