Cidades

CAMPO GRANDE

Lei que autoriza uso de imóveis para pagar dívidas com Município começa a valer

Vereadores aprovaram projeto de lei semana passada e prefeito sancionou hoje

Redação

06/11/2018 - 09h15

Foi sancionada e já está valendo a lei que autoriza a dação de imóveis como forma de pagamento de dívidas com a Prefeitura de Campo Grande. Os vereadores da Capital aprovaram o projeto de lei na última semana e o prefeito, Marcos Trad (PSD), a sancionou nesta terça-feira (6).

Conforme a publicação no Diário Oficial do Município (Diogrande) de hoje, o projeto de lei acrescenta no Código Tributário do Município a dação de imóveis como forma de pagamento de dívidas ativas ou ajuizadas. O valor do terreno deve cobrir por completa a dívida do contribuinte com o município, ou há a opção do devedor completar o valor em dinheiro.

No caso do imóvel ser avaliado e custar mais que a dívida com o município, o contribuinte perde esse valor a mais, sem ter direito a qualquer crédito com a administração municipal. Está vedada também que o contribuinte coloque na negociação sua casa ou apartamento, se for seu único imóvel e seja o mesmo que ele more.

O Município precisa ainda aceitar o imóvel e nos casos ajuizados, o processo na Justiça só será extinto quando a transferência do imóvel for confirmada via cartório. A Procuradoria-Geral do Município precisa dar o aval ainda para a finalização do processo.

O secretário municipal de Finanças, Pedro Pedrossian Neto, explicou na semana passada, no dia de votação do projeto na Câmara, que o imóvel do contribuinte deve passar por três avaliações independentes antes de ser incluso na dação.

“Será avaliação externa e independente, com três pareceres independentes, de onde se extrai a média”, explicou. Caso haja custos com essa avaliação, o contribuinte também será responsável por arcar com esse valor.

Por fim, a lei sancionada cita ainda que caso o Município tenha algum tipo de perda do imóvel, seja parcial ou total, por decisão judicial, a dívida é retomada e a dação não teve validação.

Conforme já noticiado pelo Correio do Estado, 80% da dívida ativa atual corresponde somente a débitos ajuizados – o equivalente a R$ 2 bilhões –, com uma taxa de recuperação inferior a 1,5% no ano.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).